Top Ad unit 728 × 90

Artigo Aleatório 08: O significado de Otaku e Otome


Sei que todo mundo (que está aqui a ler) já ouviu a palavra Otaku e que a maior parte também conhece a palavra Otome. 

Por ser motivo bem constante de discussão em comunidades que tratam de animes na Internet, eu resolvi fazer uma pesquisa bem a fundo sobre isso, o que me deu a ideia de tornar tudo que descobri no artigo aleatório desta semana. Sem mais enrolação, vamos lá:

 

Otaku e seu significado no Ocidente e Oriente!

A palavra Otaku no ocidente se refere á alguém que é fã de animes e mangás, sendo aceita popularmente como um termo para o sexo masculino, coisa que no Japão não é bem assim, pois no idioma japonês esta palavra é unissex e é utilizada para designar uma pessoa que é fã extremista de qualquer coisa.

Exemplo: Uma pessoa que é maníaca por aeromodelos. 

 

Otome e seu significado no Ocidente e Oriente!

Usada no ocidente para se referir a fãs de anime do sexo feminino, a palavra na verdade significa "donzela", "moça" ou "senhorita" no idioma japonês, e obviamente é usada erroneamente já que como eu falei, a palavra Otaku é unissex.

Mas porque esse equívoco começou? Provavelmente as pessoas que brigam nunca se perguntam isso, mas eu vou dar a resposta para que o erro seja compreendido: No Japão existe uma rua chamada Otome Road (ou seja, algo como "Estrada da Donzela", "Caminho da Moça"), que é uma rua inteira de lojas de produtos, animes e mangás, sua maioria de tema Shoujo e Yaoi...Os ocidentais, vendo a quantidade de Otakus garotas ali, acabaram interpretando que Otome era uma maneira de se referir às Otakus do sexo feminino, enquanto na verdade ela só queria se dizer "rua das moças". 


Otome Road

 

Então Otaku e Otaku Girl que é certo, né?!

Sim, se formos falar sobre o idioma japonês propriamente dito, o correto é isso mesmo... Mas você sabia que antigamente a palavra "lugar" era dita e escrita como "logar", mas que se modificou de tanto a errarem? 

E sabia também que autópsia vem do grego "auto" (por si mesmo ou pessoalmente) e "psia" (ação de ver ou examinar), significando então "Ver ou examinar a si mesmo", ou em suma "Autoexame"? O ato de abrir e examinar um cadáver é "necrópsia" na verdade.
  
E ainda por cima sabe que "safado" na verdade quer dizer "gasto" ou "surrado", como por exemplo "casaco safado"?

Levando os exemplos acima e mais mil coisas que eu poderia trazer para mostrar dizemos grande parte das palavras errado, assim como o fato de que para perseguir e mexer no linguajar de uma pessoa você deve no mínimo ser professor dela, eu acredito que não é necessário condenar ninguém por usar o termo Otome ou Otaku Girl, já que TODOS nós estamos errando... Otaku não significa fã de animes, lembra? 


Comente sobre qualquer coisa que tiver vontade e até o artigo aleatório da semana que vem, pessoal! o/






Artigo Aleatório 08: O significado de Otaku e Otome Revisado por Natalia Gomes em quarta-feira, dezembro 17, 2014 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.