Top Ad unit 728 × 90

Artigo Aleatório 15: O Que é o Tezuka Awards?


Qualquer um que já tenha visto Bakuman ouviu os personagens falarem sobre o famoso Prêmio Tezuka, que não foi explicado exatamente, apesar de ser atribuído como bem importante.

Origem



O prêmio foi nomeado assim em homenagem a Tezuka Osamu, um Mangaká que nasceu em 1928 e morreu em 1989. O que tinha de especial nele? Em 1952, ele lançou o mangá de Astro Boy (por isso a estatueta do prêmio parece com o garoto), sendo que foi verdadeiro pai do Shounen atual, sendo basicamente a primeira pessoa que implantou o gênero, ou seja, pode-se considerar que Tezuka é o criador do Shounen.

Para completar seu histórico adorável, ele também revolucionou o mundo dos animes! E é considerando o 
Walt Disney da cultura japonesa.


Como Funciona

Organizado quase que anualmente deis de 1971 pela editora Shueisha, que apoia a competição mais diretamente à Shounen Jump. este premio recompensa o ganhador com dois milhões de ienes, o que convertido é cerca de 48 mil reais! O segundo lugar recebe um milhão de ienes, obviamente valendo 24 mil reais. Como Bakuman já mostrou, os cinco primeiro lugares aparecem nas páginas da Jump para divulgar o nome dos Mangakás e deixar o pessoal de olho em seus próximos trabalhos.

Os trabalhos que competem são One-Shots feitos por iniciantes e são julgados por outros mangakás famosos da Jump. 


Deis de 2003 o prêmio é dividido em quatro categorias, cujas são: Grand Prize (prêmio principal) Shinsei Awards ("Prêmio Nova Vida", julga a forma de expressão do artista), Short Story ("História Curta") e Special Awards, que é para obras que contribuem para a "cultura mangá".

No geral inicialmente há uma média de cinquenta candidatos, sendo escolhidos cinco obras por cada juiz em ordem de qual eles acham que pode ser um finalista e votado vários quesitos em cada; Tudo que foi votado é logo calculado e a pessoa com mais nota recebe o grande prêmio, que é os dois milhões de ienes e a estatueta de bronze que se parece com o Astro Boy. O segundo com mais pontos recebe uma menção honrosa, assim como  a estatueta e um milhão de ienes. Um pouco mão de vaca eles, não? Dão bronze para todos!


Juízes

O próprio Tezuka fez parte do júri entre 1981 e 1988, saindo por causa de um câncer no estômago (que foi a causa de sua morte no ano seguinte). No lugar dele entrou Akatsuka Fujio, que era mangaká de Tensai Bakabon, tendo ganhado dois prêmios diferentes parecidos com o Tezuka Awards em 1964 e 1971, mas ele tinha uma saúde instável e por isso nos seus últimos anos de vida (sua morte foi em 2008), seu cargo era apenas titular e quem o substituía julgando os trabalhos era Akira Toriyama. 


Este é o Tensai Bakabon

Há mais alguns mangakás que são parte do comitê que julga os trabalhos, assim como também há pessoas que são só editores da revista, mas os famosos que fazem parte do júri são Masashi Kishimoto (Naruto), Eichiro Oda (One Piece), Watsuki Nobuhiro (Samurai X), Takahashi Kazuki (Yu-Gi-Oh), dentre alguns outros...



Ganhadores...

Alguns ganhadores interessantes do prêmio Tekuza foram Masakazu Katsura com o mangá Tsubasa em 1980, assim como Eichiro Oda em 1992 com uma obra de nome a qual não encontrei (não é One Piece, óbvio)

Custei muito a achar estas duas informações que são bem irrelevantes por estarem soltas assim, revirei a Internet inteira em português, inglês e japonês, mas parece que não há nenhuma lista certinha dos ganhadores. 


Prêmios Parecidos?

Existe também outros prêmios "irmãos" desse, como o Akatsuka Award, que é igualzinho, porém exclusivo para obras de comédia. Se você quiser que eu faça um tópico falando sobre ele ou algum outro prêmio que exista no mundo dos mangás/anime, basta deixar seu comentário abaixo! 

Caso tenha outra sugestão ou pedido sobre o tema do próximo artigo aleatório, comente também! E se simplesmente gostou do meu tópico, comente para que eu saiba que alguém está acompanhando e possa continuar com o quadro!





 

Artigo Aleatório 15: O Que é o Tezuka Awards? Revisado por Natalia Gomes em quarta-feira, fevereiro 18, 2015 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.