Top Ad unit 728 × 90

Artigo Aleatório 16: Shinigamis e suas Origens


O artigo aleatório desta semana tratará sobre os já muitos famosos Shinigamis! Não, isso não é uma crítica de Death Note ou Bleach, aqui eu irei contar sobre a origem dessa lenda oriental e algumas coisas interessantes sobre ela. 

O que São Shinigamis Afinal? 

Diferente do que alguns podem achar, os Shinigamis das lendas não são aqueles que lutam com Hollows em prol de um mundo melhor, eles na verdade são encarregados de conduzir uma pessoa para o outro mundo ou até responsáveis por incentivar suicídios.

Assim como vampiros, há várias lendas que os caracterizam de maneiras diferentes em cada região asiática e também muitos meios onde são presentes, como na religião, literatura e cultura popular. 

No Budismo eles são Mrtyu-mara.
Na religião budistas Shinigamis são chamados de Mrtyu-mara e bastante associados ao demônio Mara, criatura que seria o lado oposto de Buda. Essa criatura, citada como personificação da tentação, possui o corpo dos seres humanos e os leva a depressão profunda e repentina, levando a pessoa a se suicidar quase que imediatamente por causa da onda de desespero. 

Representação de um Mrtyu-mara

 Esta seria uma "explicação popular" para o desejo de tirar a própria vida, cujo obviamente vai em absoluto contra a ordem da natureza. Por que? É óbvio, não? Todos têm um instinto de autopreservação básico dentro de si e há pessoas que se voltam contra este instinto, tirando de si mesmas o direito de sobrevivência. 

Na literatura...

Shinigamis nunca foram muitos citados na literatura oriental, havendo duas ocasiões em que isso ocorre, mas que figurativo de cerca forma.

No livro Shinchuu Nimai Soushi, de 1706 há a frase "... O caminho do deus da morte (Shinigami) conduz a ela"; Já em 1709, a obra Shinchuuha ha Koori no Sakujitsu conta com a frase "A fugacidade da vida atraída por um deus da morte"


Em um dos casos o autor estava falando sobre o suicídio dos homens no geral, enquanto no outro era sobre um homem e uma mulher prestes a fazer um duplo suicídio, mas não é claro se o deus é citado de modo figurativo ou se realmente havia tal criatura manipulando a situação ali.

A Shinigami Izanami...

A primeira vez que o termo Shinigami foi citado foi na lenda xintoísta criado em mais ou menos 200 a.C onde a deusa Izanami, casada com Izanagi, teve vários filhos com ele em um tempo que a terra e o céu haviam acabado de serem criados, sendo que ela morreu ao ter o último filho, o Kagutsuchi, que é o Deus do Fogo. Izanagi ficou irado por ter perdido a esposa e matou o filho recém-nascido. 

Kagutsuchi não devia ser apresentado como uma criança? O.o

Izanami foi enviada para o Mundo das Trevas, o Yomi... Quando soube disso, Izanagi foi até lá para tentar resgatá-la, mas quando a encontrou viu que o lugar já tinha afetado, estando com a aparência toda decomposta e horrível. Izanagi ficou enojado e fugiu sem tentar ajudar a mulher, que o seguiu com ódio por isso, mas não pôde escapar do Yomi pois seu "querido" marido selou a entrada no lugar com uma pedra gigante. 

Ainda indignada pelo abandono e repulsa do marido, Izanami jura aos berros que a partir daquele dia será a Deusa da Morte e que irá ceifar a vida de mil homens por dia. Do outro lado da pedra, Izanagi a responde dizendo que para cada mil mortes, ele trará mil e quinhentos a vida.

Desviando dos Narutos da vida, essa foi a representação de Izanami (antes de ir para Yomi) que achei.
 A lenda é muito mais longa que isso e conta tudo com detalhes interessantes, mas este tópico não é sobre isso (se quiser um sobre isso, comente abaixo). 


Alguns animes que apresentam Shinigamis:


Bleach; Soul Eater; Yu Yu Hakusho; Yami no Matsuei; Shinigami no Ballad; Inukami!; Death Note e Kuroshitsuji







Artigo Aleatório 16: Shinigamis e suas Origens Revisado por Natalia Gomes em quarta-feira, fevereiro 25, 2015 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.