Top Ad unit 728 × 90

Critica de animes #28 - Death Note - Justiça!

Este quadro, como o nome já diz, é onde eu trarei a Review de um anime diferente por semana. Como quem já acompanha o Animes Tebane há algum tempo sabe, eu já vi uma quantidade imensa de obras tanto famosas quanto mais "feitas no fundo do quintal" e sabe também que eu observo sempre os pontos mais detalhados de cada anime, seja de cenário, enredo, trilha sonora e ambientação em si... Ou seja, mesmo antes deste quadro nascer, em minha mente eu já fazia Reviews dos animes que assistia; Mas que agora serão todas colocadas "no papel" para que vocês possam ler e comentar.

Segue abaixo a Review desta semana!


***

Nome: Death Note
Ano de lançamento: 2007
Gêneros: Drama, Sobrenatural, Mistério, Policial e Psicológico
Numero de episódios:
37

Yagami Light é um brilhante e carismático estudante que está cansado de tudo o que o rodeia. Um dia, encontra um Death Note, um caderno pertencente a um Shinigami (Deus da Morte). Com este Caderno da Morte, que lhe permite matar pessoas escrevendo lá os seus nomes, Light decide criar um mundo perfeito. Um mundo sem criminalidade... sem criminosos. Contudo, quando estes começam a morrer uns atrás dos outros, as autoridades agem, recrutando o lendário detetive conhecido como "L" para descobrir a identidade do assassino, conhecido por todos como Kira.






Death Note certamente é um anime muito conhecido, e que certamente já teve sua época de lançamento e nessa época já foi discutido a exaustão...Porém devemos lembrar que ele continua um anime popular, e que muitos ainda não conhecem, e alguns por outro lado conheceram a pouco tempo e ainda não tiveram a chance de analisar melhor o conteúdo desse anime tão comentado, então vamos falar um pouco dele aqui no Critica de animes...

Começando hoje pelos prós, não só para diferenciar, mas para facilitar e aumentar a quantidade de informações que podem ser passadas a você leitor, Lembrando que pode haver algum spolier no texto como  um todo...

O enredo de Death note é certamente incrível, a ideia em si de um caderno que quando tem um nome escrito nele, faz com que o dono do nome morra é simplesmente original, somando isso com o polêmico uso que Light Yagami o protagonista, faz desse caderno, certamente temos um enredo inovador e complexo. Light Começa a matar criminosos em todo o mundo usando o poder desse caderno nomeado Death Note, assim almejando se tornar o deus do novo mundo, um mundo que ele objetiva criar usando o poder desse caderno, matando todos que fogem da lei, e criando supostamente um mundo de paz. Claro, contando com a ajuda do "brinde" do Death Note, Ryuk o Shinigami culpado pela presença do "caderno da morte" no mundo humano.



Certamente é digno de um mangá da Shounen Jump...Shounen Jump? Um anime com um tema tão "Adulto" e um enredo tão violento é mesmo um anime baseado em um mangá publicado na Shounen Jump? Por incrível que pareça sim, ao menos uma vez se quer a Jump abriu suas portas para algo que não segue o clichê que é marca da Jump...
O enredo tem um desenvolvimento veloz e ininterrupto, seguindo a vida de Light Yagami, um estudante que além de ter as melhores notas de todo o Japão, também tem muita ganancia, e ao encontrar e descobrir os poderes do Death Note, dá um novo rumo ao mundo podre em que vive.
Certamente a vida de Light não é nada simples, porém o enredo começa a ficar realmente agitado quando novos personagens entram nessa historia, em primeiro lugar o maior detetive do mundo, um jovem com a mesma idade de Light, conhecido apenas pelo titulo de "L". Ao desenvolver do enredo, as batalhas de inteligência dos dois gênios leva o anime a seu ápice. Entretanto o anime não se perde ao ficar complexo, ele ainda consegue passar facilidade de compreensão dos fatos ao publico, que afinal acaba por ser um publico até que jovem, por se tratar de uma adaptação de um mangá da Revista Shounen Jump.
Outros personagens são adicionados nessa trama, como Misa Amane, uma modelo japonesa de grande sucesso, que acaba por se apaixonar por Light Yagami. Muitos outros personagens são adicionados, porém não é necessário falar sobre eles, veja o anime e conhecerá a todos...

Cenários perfeitos, abertura e encerramentos épicos e inesquecíveis, um forte enredo um tanto quanto complexo e personagens únicos, são os principais elementos desse anime que se destacou por demonstrar com perfeição um elemento muito comum em shounens: A questão do Antagonismo, que muitas das vezes é confundida por fãs. Vilão ou Rival? Death Note deixa bem clara a diferença entre ambos.







O que posso dizer de contra desse anime tão conhecido, é que ao desenvolver do enredo, o anime perde um pouco de seu brilho, não é incomum ver fãs reclamando da segunda metade do anime, que mostra alguns anos após o começo da saga de Light, onde novos inimigos aparecem, e acabam por dividir opiniões. O fato é que nessa segunda metade, o brilho do anime se perdeu realmente, o anime que antes mostrava muito bem os argumentos dos personagens, começou a tendenciar para o lado "milagreiro" da Jump, onde um anime que só se baseava em lógica, termina por ter seu final Baseado em um lance de sorte, de um personagem que mal demonstrou sua superioridade através de ações sólidas, e sim através de atos que por falta de uma devida explicação, acabaram por parecer meros atos de sorte, lançado ao decorrer da segunda metade do anime. Difícil falar de um ponto negativo do enredo, ainda mais quando se trata de algo que ocasiona o final do anime, sem ainda dar nenhum spolier, e por esse motivo escolhi deixar esse assunto para após a parte positiva, para talvez dar a você leitor, que ainda não viu o anime, uma chance de compreender esse ponto negativo tão complexo.



 Death Note é uma obra feita em dupla por Takeshi Obata e Tsugumi Ohba. Takeshi foi o Responsável por toda a arte do Mangá Death Note, ele é um mangaká de grande experiência, já tendo trabalhado em vários outros mangás, notavelmente nenhum tão popular como Death Note. Tsugumi, responsável pelo enredo é uma lenda do mundo dos animes e mangá, afinal de contas ele nunca apareceu publicamente, e supostamente dizem que ele é um mangaká muito famoso que usa esse nome para criar outras obras, porém ele seria o responsável por um trabalho ainda mais famoso que Death Note. Além de todo esse mistério, sabemos que ele também foi o responsável pelo Mangá de Bakuman, outro sucesso gigantesco da Shounen Jump.

Indico Death Note a todos que desejam assistir um anime com um tema mais adulto e polêmico, nada de Ecchi nem Hentai, o tema adulto seria a divergência de opiniões sobre a pena de morte imposta por Kira a criminosos. Se um tema tão "complexo" lhe chama atenção, certamente Death note vai lhe agradar.


 
Nota final: 8.5

Abaixo de nota 5 seria o que eu aconselho não ser assistido.*

Índice com outras Reviews: Aqui

*Um dicionário Otaku para quem não compreender algum termo...Clique aqui

Até a próxima semana pessoal!
se alguém tiver alguma sugestão para próxima critica ou tiver um comentário, post abaixo!



Critica de animes #28 - Death Note - Justiça! Revisado por Kouichi Sakakibara em sexta-feira, abril 24, 2015 Nota: 5

Um comentário:

  1. Li seu post por inteiro e tenho q dizer q achei sua analise bem fraca,não me leve a mal,mas são realmente poucos os argumentos q vc usa pra defender as qualidades e defeitos,vc não usa exemplos ou qualquer outra ferramenta para esclarecer para quem le o porq de vc achar aquilo,principalmente os Prós em q vc basicamente conta uma parte da historia ao invés de dizer do porq ela ser realmente boa.
    Para exemplificar para vc, eu acho que a segunda metade de Death Note é fraca,pelo fato da aparição de 2 personagens q servem para representar o L,ambos tem características q lembrar o antigo detetive oq faz com q os mesmos n tenham aspectos realmente marcantes e de quebra ainda deixa o L menos unico em todas as suas singularidades... Sacou,acho q falto mais dessa argumentação no seu texto,sem conta q sobre animação,musica e direção ficou muito,muito vago mesmo,é questão de treino,jaja vc consegue pega o jeito.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.