Top Ad unit 728 × 90

14 Qualquer Coisa - Tsundere, Yandere, Kuudere e outras Deres que você não conhece!

- Tsundere, Yandere, Kuudere e outras Deres que você não conhece! -

Hoje resolvi listar algo diferente, pesquisei e listei para vocês os diferentes tipos de arquétipos, padrões básicos de construções de personagens existentes em animes e mangás principalmente. São quatorze padrões de "DERES" listados, explicados, exemplificados e a até em alguns casos com alguma argumentação de uso do personagem em obras. Vocês sabem o que é Kanedere, Himedere, Yangire? Vou contar tudo isso para vocês!



#1 Tsundere - Para começar bem vamos inicialmente pegar o maior exemplo de construção padrão de personalidade reutilizável dentro dos animes: Tsundere. Bom, não é uma personalidade exclusiva para o gênero feminino ou masculino, mas de fato é bem mais presente entre personagens femininas. Tsundere é a união de Tsun Tsun, uma onomatopeia japonesa para "frieza, indiferença, e o termo Dere Dere que tem um significado semelhante a "torna-se dócil). Tsundere é a primeira das Deres a surgir, e após ela uma verdadeira variedade de deres surgiram sem origem ou data certas.

Define-se imediatamente por uma personalidade fria e violenta, entretanto quando observada mais de perto, a personalidade do personagem rapidamente começa a entrar em instabilidade entre o dócil e o áspero. Resumindo, é comumente representado por aquela garota muito interessada em um personagem masculino, mas que por vergonha ou receio qualquer, prefere o tratar com indiferença ou violência.

É a personalidade mais comum e talvez das mais necessárias para o modelo adolescente de obras de comédia romântica ou colegiais existirem. Seja em Animes, mangás ou jogos, esse padrão de personalidade é normalmente incurável, e o grande responsável por reter os possíveis avanços românticos dentro de uma obra. Apesar de irritar a muitos, e seduzir a outros muitos, esse é um padrão que apesar de muitas vezes mal utilizado, ainda é importante para manter a essência moe dentro de uma obra. Pode parecer inconcebível e pouco aceitável a irregularidade dos personagens Tsundere, mas em suma eles são o necessário para dar ao público o que ele quer sem passar dos limites.

A origem do termo Tsundere e seu uso em animação é assunto de muitas discussões, mas podemos nos referir a Urusei Yatsura anime de 1978, como uma das obras mais antigas a usar tal elemento, e muitos até aceitam a obra como a grande origem do monstro Tsundere.

E se você é um grande fã das Tsunderes, certamente já viu o trabalho de Rie Kugimiya em ação; podemos dizer que ela é a mãe das Tsunderes, a pessoa que deu vida aos grandes personagens-símbolos da personalidade Tsundere, ela é a Seiyuu(dubladora) que dá voz a grande parte das mais famosas Tsunderes, ela emprestou sua voz a personagens inesquecíveis e Tsunderes como: Louise (Zero No Tsukaima), Taiga (Toradora) Nagi (Hayate No Gotoku), Kagura (Gintama) e mais uma infinidade de garotinhas mal compreendidas.




#2 Yandere -Esse é um outro padrão de personalidade bem comum em obras asiáticas, principalmente em animes, mangás e também alguns jogos. Esse termo não é tão conhecido como o anterior Tsundere, pois sua origem é mais atual, porém atualmente já se tornou um modelo de personalidade bem comum. Yandere assim como Tsundere parte da união de duas palavras Yanderu que significa estar doente e Dere que pode ser entendido nesse caso como "apaixonada, dócil" então temos com isso um termo indicativo de um amor doentio, por sinal ótima definição. Não é uma personalidade exclusiva de personagens femininos, mas assim como a Tsundere, acaba por ter maior taxa de ocorrência em garotas.

Gasai Yuno é possivelmente a principal e mais recorrentemente citada Yandere, seu amor doentio é sua característica mais evidente, inclusive tão forte que conseguiu criar uma expressão facial característica para a personalidade.

Define-se de inicio por uma personalidade pacifica, tímida e contida, muitas das vezes agradável e sociável, apesar de preferir evitar expor seus sentimentos. Porém, com a evolução e maior proximidade do personagem, um lado obscuro surge, essa é a fatia que dá ênfase a personalidade Yandere: a violência. Diferente da Tsundere, a violência da Yandere não costuma ser usada como forma de quebra cômica da obra, muito pelo contrário costuma ser alvo de uma abordagem mais doentia e sangrenta.

Porém, apesar da definição bem direta, há uma regra importante que o personagem precisa cumprir para ser considerado Yandere! A personagem precisa estar doente de amor, ou seja, obcecada pelo amor de alguém, a ponto de recorrer a qualquer que seja o método para chegar a seu objetivo! Porém, se o motivo da obsessão é outro, então temos um outro caso: Yangire




#3
Yangire -
Esse sim é um termo BEM desconhecido, e que poucas vezes é usado em sua forma correta; muitas das vezes o termo Yandere rouba totalmente o lugar do Yangire por de fato serem muito semelhantes no uso. Yangire é a união dos termos Yanderu que assim como o usado em Yandere aponta uma doença mental, e o termo Gire ou Kire que no sentido mais literal significa Cortar, rasgar.

Define-se muito semelhante ao termo Yandere, por conta disso a confusão do uso adequado dos dois termos acaba acontecendo! A Yangire é inicialmente calma, pacifica e de personalidade normal; porém como carrega algum passado trágico ou obscuro, tem uma grande tendência a ocultar seu passado, e quando devidamente confrontada, acaba por se tornar extremamente violenta e pode atentar contra a vida de qualquer um normalmente sem exceções e até mesmo contra si mesma. Yangire não é apaixonada, e sim atormentada.

A maior e mais clara diferença entre Yandere e Yangire é a origem do motivo para a violência; se o motivo é amoroso o personagem é Yandere e de outra forma sendo o personagem motivado por qualquer outro elemento, acaba por ser Yangire.




#4
Dandere -
Com Dandere nós chegamos a um estereótipo bem razoavelmente comum, mas que pode causar muita confusão com outro termo que veremos mais a frente. Dandere é um termo feito a partir da união de Danmari que pode significar calado, quieto, silencioso e o termo que nós já conhecemos acima, Dere, torna-se apaixonado, doce. Assim como os demais, não é uma personalidade exclusiva de gênero.

Em Definição Dandere é uma personalidade baseada na dificuldade de comunicação; e que só mais tarde se tornará aberto a comunicação com alguém que se torne totalmente especial. Um fato importante é que um personagem Dandere não se tornará aberto a todos a seu redor nunca, pois a dificuldade em comunicação não vem de motivos externos, é de fato uma característica básica do personagem que não se alterará, como dito, é comum que os sentimentos surjam exclusivamente para outro personagem, sendo esse especial para o Dandere.

Esse padrão de personalidade é comumente usado como explicação de alguma anormalidade no personagem, tanto que muitos dos personagens que cabem nesse termo Dandere são Alienígenas, Androids ou qualquer coisa do tipo que gere um motivo não dramático para a falta de sentimentos; o que difere do que temos a seguir:




#5
Kuudere -
Kuudere é um arquétipo de personagem cujo o termo se forma através da versão japonesa da palavra Cool (Kuuru) que significa "legal" em união do termo já explicado aqui várias vezes deredere. Há quem diga que ao invés de Cool+Dere o termo se origina-se de Cold+Dere; em todo caso indica um um estado de personalidade que muda desde o mais calmo até o mais agitado.

Define-se por uma personalidade calada e totalmente tímida, que aos poucos evolui e se demonstra verdadeiramente alegre e agitado. Muitos dos personagens evoluem quando se sentem mais abertos para algo mais Moe e cheios de energia. A diferença entre Dandere e Kuudere surge é bem pequena, tanto que logo criamos uma grande confusão facilmente na comparação dos termos, mas quando colocamos lado a lado, podemos perceber que a motivação do personagem Kuudere não é por vontade própria, normalmente o personagem tem o interesse de interagir, mas simplesmente não consegue, isso até ter uma oportunidade.

A personalidade Kuudere é muito usada em obras para a criação de personagens com um passado triste ou traumático, e que precisam do apoio de todos a volta para voltar a se erguer. É um padrão de personagem onde o Moe mora forte.




#6
Tsunshun - Agora estamos oficialmente adentrando o abismo. Agora conheceremos o sub-arquétipo Tsunshun. Tsun vem de Tsundere, e o Shun indica depressão, depreciação, tristeza. Esse é um padrão até que comum de personalidade que normalmente se esconde atrás da Tsundere comum.

Define-se como alguém cheio de confiança, e firme. Normalmente afasta emocionalmente todos que tentam se aproximar, com o uso de violência física se necessário e normalmente sendo bruto com palavras e gestos. Um arquétipo normal de garotas, essa personalidade evolui e encontra seu auge se diferenciando da comum Tsundere quando confrontado com a verdade, e nesse momento demonstra dar pouco valor a si mesmo, e ser bastante depressivo.

Tsunshun normalmente é uma variedade de Tsundere aplicada a personagens de backstory trágico ou dramático. Os sintomas da variedade da personalidade são bem semelhantes ao do transtorno  de personalidade borderline, e possivelmente a real origem desse arquétipo é exatamente esse transtorno mental.





#7
Sukeban - O padrão de personalidade Sukeban é um padrão exclusivo feminino. É um padrão que surgiu nos anos de 70 no Japão, um termo usado inicialmente pela policia japonesa para nomear garotas infratoras que agiam como delinquentes. O termo significa algo como "garota chefe de gangue" ou semelhante. Na década de 70 com a popularização da ação desse tipo de grupos em escolas e locais de reunião de adolescentes, claramente a ficção não pode deixar de copiar a realidade, e foi ai que esse arquétipo surgiu.

Caracteriza-se pela delinquência em garotas. Uniformes modificados de alguma forma, cabelos pintados de loiro, mudanças na aparência em geral e até mesmo o porte de armas são características visuais desse padrão. Em questão de personalidade vamos notar que são violentas e normalmente essa característica não é carregada para a comédia nas obras que esses personagens surgem; é comum que a violência seja levada a sério. Ações de vandalismo e desrespeito também são características marcantes da Sukeban.

No original, precisamos entender que as Sukeban eram bem mais perigosas que apenas adolescentes querendo atenção com mudanças na aparência, elas carregavam armas, na década de 70 no Japão muitos foram os casos de garotas portando facas debaixo das saias colegiais seguindo esse padrão que meio que virou moda. Nos animes, mangás e outras obras, esse tipo de personalidade quase sempre acaba tendo algum escape cômico, apesar de não ser uma regra absoluta.





#8
Bokukko - Esse é outro arquétipo exclusivo para garotas. O termo Bokukko é uma clara referência ao pronome japonês Boku que significa "eu"; porém há uma informação que torna tudo mais claro aqui, Boku é um pronome que é praticamente exclusivo de homens, logo esse é o padrão do Bokukko.

Bokukko define-se principalmente no fator visual, a característica visual marcante de um personagem Bokukko é se vestir como um homem, mesmo sendo uma garota. Outros elementos se acumulam a isso, como o uso do pronome Boku, a personalidade áspera e atitudes masculinas são normalmente a peça-chave. O Auge da personalidade, normalmente um ponto onde o enredo dá ênfase ao personagem é quando ele deixa de ter as características masculinas, uma clara revelação de seus reais sentimentos e emoções.

Bokukko se define pela aparência masculina por algum drama ou motivo externo, porém não por preferência sexual, isso se exclui das características do Bokukko. Normalmente algum ponto de drama acaba por ser o causador da preferência por roupas e atitudes masculinas, normalmente para afirmar uma firmeza que na verdade é falsa.




#9
Dojikko -Agora voltamos aos padrões MUITO conhecidos. Esse arquétipo é muito conhecido, mas possivelmente você leitor não ligou bem o nome com o personagem, mas já vamos explicar. Dojikko, é um termo japonês que quando fragmentado tem um significado por partes. Doji significa atrapalhado ou desajeitado; enquanto isso KKO pode significar jovem ou criança. Enfim, o significado total é Jovem desajeitado, ou criança atrapalhada. Agora, possivelmente você já tomou consciência de que se refere o termo.

Define-se por personagens normalmente femininos mas não exclusivamente, que são extremamente atrapalhados e normalmente cheios de Moe. São personagens que normalmente ficam caindo e derrubando coisas por onde quer que passam, e normalmente não há uma grande reviravolta nesse padrão de comportamento, muito pelo contrário, é comum que elas tenham consciência de suas falhas e tentem melhorar, mas isso provavelmente só trará mais confusão e trapalhadas.

Dojikko é um elemento muito comum em animes, mangás e outros, comuns por trazerem a possibilidade de cenas de ecchi sem grande pretensão, e por normalmente gerarem nos personagens e muitas das vezes nos espectadores o sentimento de fragilidade extremo, e assim os personagens que precisam ser acolhidos e protegidos se tornam amados por seus erros normalmente cheios de gritinhos e cenas "fofas".





#10
Genki-Girl - Esse é um arquétipo cheio de alegria e energia. Genki é o termo japonês para "alegria, felicidade, energia" e nessa interpretação logo compreendemos que é um arquétipo bem simples de ser compreendido. Bom, caso por algum motivo você não compreenda o básico do inglês, vou te informar que Girl é literalmente garota, logo esse é um padrão exclusivo para personagens femininos.

Genki-Girl é aquela que gasta energia sem necessidade, ela sempre está no máximo da felicidade e tenta levar a todos a esse ponto de alegria extrema, ela é caracterizada por sempre estar correndo, se balançando e gastando energia; ela normalmente tenta fazer todas as tarefas que surgem em sua frente, isso tendo ou não competência para tal. É possível que em alguma reviravolta ela acabe demonstrando algum momento de tristeza ou pouco entusiasmo, porém isso tende a ser passageiro e pouco profundo, pois ela sempre está de bem com a vida.

Em obras como animes e mangás esse tipo de personagem costuma ser usado por sua incapacidade de ser ofendido, como sempre vê o lado positivo de tudo, é conveniente que seja a garota a ser dispensada pelo protagonista ou que sofra com alguma maldade que mais tarde deverá se tornar irrelevante, afinal mesmo sofrendo ela irá se levantar e sorrir.




#11
Himedere/Ojou-sama - Entrando novamente em algo mais comum e que possivelmente você vai conseguir pensar em vários personagens seguindo esse arquétipo, temos Ojou-sama. Esse é um sufixo japonês, um termo que significa "Jovem Senhorita" algo com significado e importância normalmente dada a pessoas muito ricas e poderosas, exclusivamente garotas é claro, mesmo que haja uma variável semelhante para homens. Himedere acaba sendo caracterizada pelos mesmo padrão, Hime vem de princesa.

É definido inicialmente por um personagem muito rico, e de classe superior a todos os demais, normalmente uma garota que abusa de gastos e demonstra uma absoluta inocência quanto ao uso do dinheiro, não medindo seus gastos e consequências de tal. São personagens que normalmente são além de inocentes confiantes em seu poder financeiro. É comum que um impacto venha a acontecer a personagem quando ela não pode usar seu dinheiro para adquirir algo ou por algum motivo se encontra sem a possibilidade de usar dinheiro. É comum que garotas dentro desse arquétipo sejam loiras e as vezes são além de riquinhas Tsunderes.




#12
Fujoshi - É um termo inicialmente depreciativo, usado para indicar quando uma mulher é fã obcecada de mangás e animes, e diretamente consumidora de conteúdo Yaoi, ou seja romances entre homens. Inicialmente usado assim, acabou se tornando um muito conhecido arquétipo.

Normalmente com uma aparência marcante de óculos e aparência tímida, não que seja uma regra; as Fujoshi são caracterizadas por um amor exagerado a tudo que é Yaoi, tendo normalmente espaço em obras de comédia, não é incomum para a Fujoshi viver no mundo da imaginação e sonhando com relações entre conhecidos a sua volta. Normalmente é obcecada por tudo que envolve seus personagens amados, e devido a isso acaba parecendo estranha, gerando impopularidade. Não é incomum revelarem interesse por outras garotas.




#13
Loli/Lolita - Essa é uma das mais populares e que deixamos quase por último. Loli é um termo usado para se referir a garotas bem jovens, as vezes absurdamente crianças, com algum tipo de atrativo sexual ao espectador ou mesmo dentro da própria obra. É mais um padrão exclusivo para garotas.

É definido por garotas com aparência infantil ao extremo, mesmo que as vezes revelem ter mais idade que a aparência sugere, com tais características normalmente a personagem e jogada em situações de fundo sexual mesmo que nem sempre seja óbvio. Podem surgir em várias formas em animes, não é incomum encontrar uma loli em pele de himouto ou seja, uma irmãzinha. Em animes e mangás só há de fato uma sexualização explicita quando a obra é hentai, muito embora muitas obras explorem ao máximo do aceitável mesmo não sendo explicitamente pornográfica.




#14
Kanedere - E por fim, nos encontramos com o arquétipo da Kanedere, nada comum mas de fácil compreensão. Kanedere vem do termo Kane+Dere, Kane sendo palavra japonesa que pode ser compreendida como dinheiro; logo a Kanedere sofre de amor, pelo dinheiro é claro.

Como a explicação do nome Kanedere já deixa explicito, são personagens com amor extremo por dinheiro, normalmente garotas que muito embora tenham esse amor explicito por dinheiro, por algum motivo são pobres ou não tão ricas como desejam, e para conseguir o dinheiro que desejam são capazes de mudar a aparência ou mesmo a personalidade quando necessário. É um elemento normalmente usado como humor, apesar que isso não é  algo exclusivo da comédia.





Ufa, acabamos! Bem longa a lista não é? Faltou algum padrão de personalidade que você conhece? Comente abaixo! E também vá conferir a página do Animes Tebane, vamos ter coisas especiais sobre esse artigo para vocês!

14 Qualquer Coisa - Tsundere, Yandere, Kuudere e outras Deres que você não conhece! Revisado por Kouichi Sakakibara em quarta-feira, agosto 02, 2017 Nota: 5
Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.