Top Ad unit 728 × 90

Dica Tebane #12 - Animes Para ver Histórias de Fantasmas!

---Animes Para ver Histórias de Fantasmas!---


#1 Ghost Hunt
25 episódios, 2006, Mistério/Horror


O anime começa com um ar colegial e com um romance bem visível florescendo de um mal-entendido, mas logo que tem algum desenvolvimento percebemos que o clima colegial é uma parte inofensiva e que pouco afeta o desenvolvimento da obra, muito embora em alguns dos arcos o cenário sejam colégios. O anime segue aquele modelo bem antigo de "caça fantasmas" uma equipe de psíquicos que vão em busca de assombrações em lugares diversos onde são contratados para tal. Mas claro, não estou dizendo que é naquele estilo "Caça-Fantasmas" do emblemático filme da lá de 1984, o anime segue um estilo bem padronizado na mídia anime. Como funciona? O terror é peça chave, e em poucos momentos um alívio cômico irá se estender por mais de uma ou duas cenas. O anime é sempre uma mistura homogênea mistério e terror. Em todos os arcos da série há um mistério a ser decifrado antes que o exorcismo funcione nos espíritos que atormentam. Eu tenho certeza de que boa parte do público Otaku não se sentiria tão convidado a obra com apenas esses elementos, então já digo que temos personagens carismáticos, bom desenvolvimento, um romance bem divertido e até mesmo ação!

Taniyama Mai é uma garota bastante comum, que tem algum interesse pelo sobrenatural, e por isso passa algum tempo com suas amigas contando histórias de terror, e em uma dessas ela acaba por conhecer o misterioso e galante Shibuya Kazuya. Um curto tempo após, Mai abusa de sua curiosidade e acaba se colocando em perigo, mas é salva por Lin, um homem muito calado e sempre sério, ao salvar a garota Lin acaba se machucando, e é nesse momento que Mai descobre que Lin é o assistente de Shibuya Kazuya, e como o assistente dele acaba ferido por culpa de Mai e algum equipamento deles também acaba sendo destruído por conta do incidente, Mai começa a trabalhar como assistente temporária de Kazuya a quem apelida de Naru (Narcisista). Mas qual é o trabalho de Naru? O antipático protagonista lida com espíritos, ele é dono de uma agência especializada em exorcizar espíritos malignos, e é assim que Mai acaba entrando de vez no mundo do oculto.

Mais Sobre: Ghost Hunt



#2 Shinrei Tantei Yakumo
13 episódios, 2010, Mistério/Horror

Esse anime segue a pegada clássica de anime episódico, onde cada episódio é focado em um caso envolvendo espíritos, o grande brilho porém, vem quando a obra não parte exatamente de uma agência de caça fantasmas, e sim de um homem que acaba sempre arrastado para histórias envolvendo fantasmas justamente por não conseguir ignorar a existência deles. Yakumo, nascido com o dom de ver espíritos, sente em sua alma a dor de poder ver almas cheias de dor e não poder
ajudar elas, sempre que alguém surge com algum problema envolvendo almas vingativas Yakumo faz um pouco de drama mas acaba aceitando o pedido. O legal desse anime é que ele trabalha mais inocentando os espíritos que os culpando e dando julgamento final a eles simplesmente por não terem descansado como deveriam. Ao decorrer da obra, na maior parte dos casos os espíritos buscam a justiça que lhes foi negada, e como Yakumo se nega a exorcismos ou métodos de fazer os espíritos desaparecerem, o único jeito de lidar com a situação é fazer com que o arrependimento da alma maligna desapareça e assim ela siga o caminho natural e pare de causar dor aos viventes. Mas, claro que o anime não é apenas todo esse ocultismo, ele é mergulhado em ação e romance, e claramente esse é mais um anime que abusa do mistério ao decorrer dos pequenos arcos episódicos.

Haruka é uma garota que cursa letras, e um dia sua melhor amiga acaba presa em algum tipo de possessão; desesperada Haruka ouve dizer de alguém chamado Yakumo, que estuda na mesma faculdade e aparentemente tem o dom de lidar com espíritos, e é nesse ponto que Haruka vai até Yakumo e o conhece. Yakumo nasceu com um dos olhos da cor vermelha, a bela cor escarlate porém, foi motivo de muita dor para o Yakumo desde o dia que nasceu, mas em troca de toda tristeza que o olho traz ele também concede a Yakumo o poder de ver espíritos, ele pode ver o outro lado da vida e não consegue ignorar a existência desse outro lado. Haruka por sua vez acaba cada vez mais envolvida com Yakumo, e ambos protagonizam contos de terror por onde passam, sempre correndo perigo, Haruka sempre conta com Yakumo para desvendar grandes mistérios e dar descanso a espíritos atormentados.


#3
Shinreigari: Ghost Hound
22 episódios, 2007, Horror/Drama

Agora vamos nos afastar de vez do padrão conhecido de "caça fantasmas" porém ainda vamos ficar na cola dos espíritos bons e maus. Ghost Hound tem como protagonista três garotos colegiais, cada um com um trauma de vida, e devido a isso e ao fato de morarem na pequena cidade de Suiren, um lugar onde a divisão entre o mundo dos vivos e dos mortos é muito fina, eles
acabam tendo a possibilidade de irem para o outro lado. Dessa vez, os protagonistas são adolescentes problemáticos, eles não tem a mínima ideia de como resolver os próprios problemas, então não espere que eles se aventurem por um mundo dos mortos exorcizando espíritos maus, muito pelo contrário eles correm muitos perigos em suas aventuras a esse outro lado. A obra é brilhante em sua abordagem aos traumas dos protagonistas, e ao desenvolver do anime podemos nos deparar com muito simbolismo, e algum conhecimento bem bruto de psicologia. Por conta da abordagem fria e muito impessoal, a obra acaba sendo bem assustadora, não há muitos pilares de sustentação para o espectador que muitas vezes é abandonado no cenário pelo próprio protagonista da obra, Komori que sofre de uma condição neurológica chamada Narcolepsia, ele "apaga" em algumas situações de tensão.

Em uma pequena cidade Japonesa cercada por montanhas o manto que divide esse e o outro mundo é muito fino e é possível que em determinados momentos os vivos acabem vendo os mortos. Taro é o protagonista do anime, e quando criança foi sequestrado e viu sua irmã mais nova ser morta na sua frente, desde o incidente ele nunca mais foi o mesmo. Nessa cidade, com a ajuda de amigos ele começa a superar seu trauma, mas para tal um mistério precisa ser resolvido e para tal eles adentram cada vez mais o lado do oculto, o mundo daqueles que já se foram.


Mais Sobre: Shinreigari: Ghost Hound


#4 Gakkou no Kaidan
19 Episódios(+ 1 que foi banido), 2000, Drama/Terror

E por fim, o anime mais antigo da lista, pode ser que você já tenha se deparado com ele em sua infância, afinal ele foi exibido no Brasil na TV pela Cartoon Network lá em 2005, cinco anos após a estreia no Japão. O anime se vende como uma história infantil, tanto suas caracteristicas visuais quanto a sua narração simples e direta, faz passar a ideia de que a obra é infantil, mas a verdade é que a obra em seu desenvolvimento acaba indo muito além do conteúdo esperado para o público
infantil. O anime é literalmente Histórias de Fantasmas, esse é o nome que foi dado em português para o anime, e também resume exatamente do que se trata a obra. Crianças que acabam sendo sempre perseguidas por algum espírito maligno que acaba surgindo no cotidiano dos protagonistas, seja no antigo prédio do colégio ou dentro da própria casa, sempre há um espírito a ser combatido. E como eles combatem? Fugindo, correndo e se desesperando, até que aos poucos as pistas vão surgindo e a protagonista Satsuki recebe uma ajudinha do além e acaba exorcizando o espírito inconveniente. Diferente dos demais animes dessa lista, Gakkou no Kaidan é especializado em mostrar fantasmas de lendas japonesas, sendo que não tem grande espaço para piedade do espírito, normalmente eles são vistos como espíritos demonizados e que precisam ser exorcizados pois estão dispostos apenas ao mal. O anime é bem divertido, com um elenco carismático apesar de todos serem bem crianças e as vezes por conta acontecem várias circunstâncias onde a tragédia surge justamente por serem crianças e terem algumas incapacidades perante as adultos. O anime foge tanto do padrão infantil que teve um de seus episódios totalmente banido por conta da violência e horror representados em figuras disformes de uma certa lenda japonesa.

Satsuki é uma pequena garota que se muda com seu pai e seu irmão mais novo para a cidade que antes morou sua falecida mãe, lá Satsuki acaba envolvida em um estranho acontecimento sobrenatural bem no primeiro dia de aula. Um perigoso espírito chamado Amanojaku atormenta o antigo prédio do colégio, e com novos amigos Satsuki investiga o lugar, e quando mais precisa, descobre um antigo caderno de sua mãe, onde ela narra como aprisionou os mais terríveis espíritos no colégio e na cidade, e também o ensina como fazer. Satsuki consegue aprisionar o poderoso Amanojaku, que acaba preso no corpo do gato de estimação da família de Satsuki. Junto com seus novos amigos, a garota fica incumbida de prender novamente os espíritos libertados por toda a cidade por conta de várias construções em um grande processo de urbanização que a cidade está passando.



 Mais Sobre: Gakkou no Kaidan



Enfim, após um artigo desses só posso desejar a vocês BUUU! Aproveitem para comentar aqui seus animes com fantasmas!
Dica Tebane #12 - Animes Para ver Histórias de Fantasmas! Revisado por Kouichi Sakakibara em quarta-feira, fevereiro 08, 2017 Nota: 5

3 comentários:

  1. Ghost Hunt é muito bom. Acho que é a open que lembra abertura de séries clássicas como arquivo x.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A primeira vez que ouvi eu não gostei, mas depois comecei a gostar, e atualmente tenho ela completa na minha playlist XD

      Excluir
  2. AHH, JÁ VI TODOOOS <3 <3 FANTRASMA É PARA MM MESMO KK

    Tia das Galáxias - visite

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.