Top Ad unit 728 × 90

Artigo Aleatório 10: Light Novel - O que é e Como Funcona?


Acho que uma boa parte dos Otakus mais "sérios" já foi em busca do mangá de uma obra que viu em anime e acabou se deparando com a informação de que não há um mangá e sim uma Light Novel... Mas, o que seria isso afinal? Para você que já se perguntou isso, abaixo segue a resposta para suas dúvidas. 

O que são Light Novels?

Elas não são nada mais que livros com o foco em público mais jovem, tendo uma linguagem simplificada constituída basicamente apenas de Katakana e Hiragana, o que significa obviamente que os Kanjis ficam de fora desta. 

Geralmente há bastante dialogo e narrações em primeira pessoa durante o livro, que são organizadas de um jeito bem separado nas páginas, ou seja, não parece que há muito para ler, o que engana e atrai os preguiçosos (assim como a organização dos textos de nosso Blog XD).  

Não se apavore se você não sabe o que significa o que falei acima, pois neste Link aqui há a explicação de maneira fácil de entender. 


O preço de produção destas obras é menor do que o de mangás, já que obviamente não é gasto dinheiro com aluguéis de estúdio, tintas e assistentes e é menos trabalhoso fazê-lo por ser apenas texto e também porque o lançamento deles é trimestral.

Sobre quanto custa um volume de uma Light Novel? Eles custam em média 12 reais, o mesmo preço de um mangá, mas claro que este é um valor de fora convertido para reais apenas, ou seja, pode ser que você encontre ambos, Light Novels e mangás, por um preço bem maior (eu sempre encontro os preços em uma média de 40 reais cada volume).

Só não entendi porque vendem pelo menos preço se o custo de produção é menor e.e (vigaristas!)

Como Funciona? É lançado um livro e pronto?

As Light Novel funcionam de maneira um pouco semelhante a mangás, pois são lançadas em volumes que contém em média 250 a 300 páginas, embora hajam obras cujos volumes possam parecer mais uma enciclopédia, um exemplo notável é a obra Kyoukai Senjou no Horizon, onde os volumes costumam ter mil páginas.

Como eu já disse, a frequência de lançamento dos volumes é de três a quatro meses, mas claro que há autores que podem se inspirar em Yoshihiro Togashi e ficar por anos sem dar continuação no trabalho.

Um dicionário seria mais fino e.e
Os volumes normalmente acabam com o enredo, ou melhor, o "arco" em questão concluído, embora às vezes um arco possa durar por várias edições.

A maioria das Light Novel que têm sucesso, acabam após ter de 10 a 25 volumes, sendo que obras mais cotidianas sempre costumam terminar em menos volumes.


Texto e texto... Que sem graça e.e

Claro que o texto é o fator dominante nas Light Novel, mas a obra não é necessariamente composta somente por palavras. Normalmente há uma média de 10 ilustrações por volume, que servem para complementar a narrativa no momento e maneira que o autor ou o gênero exigir. Exemplo: Ilustrações Ecchi, Ilustrações de um Combate, de um cenário ou a aparência de um personagem apenas para introdução dele.

Na maioria dos casos estes desenhos são em preto e branco, não contendo também cenários de fundo, mas algumas obras podem contar com um pouquinho de cor nas ilustrações e talvez até um pouco de cenário. 

 
Durarara é um exemplo de Ilustrações coloridas.
 
Claro, de 250 páginas, apenas no máximo 15 serão de ilustrações, o que ainda significa que se você não gostar de ler, não vai passar nem perto de uma Light Novel (e pela lógica também não estaria passando perto deste artigo XD)


Editoras
 
Assim como com animes temos diferentes estúdios, no mundo das Light Novel há diversas editoras diferentes, embora sejam em menos quantidade e também tendo a maior delas basicamente como a única "capaz" de produzir obras que vendam bem.

Abaixo segue as mais conhecidas editoras e suas publicações mais famosas:

Dengeki Bunko: Durarara, Sword Art Online, Black Bullet e Ore no Imoto ga Konna ni Kawaii Wake ga Nai.
Sneaker Bunko: Another, Hyouka, Suzumiya Haruhi no Yuutsu e Trinity Blood
MF Bunko J: Infinite Stratos, No Game no Life, Zero no Tsukaima e Seirei Tsukai no Blade Dance.
Fantasia Bunko: High School DxD, Hitsugi no Chaika e Date a Live.
Gagaga Bunko: Yahari Ore no Seishun Rabu Kome wa Machigatteiru,e Ore Tsuinteru ni Narimasu.
Super Dash Bunko: Read or Die e Papa no Iukoto 
GA Bunko: Ino-Battle wa Nichijo-kei no Naka de, Seiken Tsukai no Warudo Bureiku e Haiyore! Nyaruko-san


Sucesso ou Fracasso?

Assim como no mundo dos mangás e animes, existem obras que são um sucesso e outras que são verdadeiros fracassos, porém a diferença é que não existe nenhum Rank de Popularidade para julgar se a Light Novel está sendo bem recebida ou não, coisa que faz com que o nível das obras tenham que ser julgadas baseando-se na quantidade de vendas dos volumes.

Se uma Light Novel vende por volume até 4.000 cópias, ele é um fracasso. Se o valor é chega aos 6.000, a obra tem apenas o suficiente para pagar sua produção. Caso o valor chegue a 30.000, já há certo lucro, que é maior seguindo quanto mais ele vender (óbvio) e que pode chegar a 100.000 cópias vendidas por unidades, o que torna a Light Novel um Best-Seller. .

Os dois maiores Best-Sellers da atualidade: Sword Art Online e Suzumiya Haruhi no Yuutsu



Porque Light Novel em vez de Mangá?

Se você ainda não viu Bakuman ou não gosta de pesquisar muito sobre os autores das obras que acompanha, provavelmente está se perguntando porque alguém iria preferir fazer uma Light Novel do que um mangá, resposta que é bem simples de dar: A pessoa que tem talento para escrever, mas que não sabe desenhar acaba sendo obrigada a fazer uma Light Novel para lançar suas criações.  

Mas claro, nem todos que não sabem desenhar acabam pendendo para este lado, pois assim como aconteceu em Bakuman, alguns mangakás são na verdade duplas... Um sendo o autor e o outro "o cara que desenha" (Ou seja, o Mangaká)

Shujin e Saiko (de Bakuman) mostrando exatamente como isso funciona.
Acha isso raro? Pois é bem comum. Sabia que Watamote é feito por uma dupla que funciona justamente da maneira que eu falei? E que Death Note também é assim? 

Há também alguns autores meio "nômades" dentro do mundo dos mangás, o que se encaixa exatamente na situação do autor de Death Note (por curiosidade cujo também é o autor do Bakuman) que toda hora lança novos trabalhos junto de vários ilustradores diferentes, buscando sempre o qual os gráficos se encaixem melhor no estilo da história proposta.
 

 
Obras que são Light Novel e você não sabia

Há vários animes vindos de Light Novels, assim como vários mangás que foram criados a partir deles, alguns tão inusitados que podem até parecer mentira. E foi para te deixar surpreso que eu trago para você uma pequenina lista com as obras que originalmente eram Light Novels antes de tornarem mangá e/ou anime.




***

Vamos aproveitar isto para fazer um rápido teste Otaku, sem ler o nome (a maioria está em Kanjis mesmo), diga quais obras você reconheceu só de ver a capa!

Achou este artigo interessante? Quer acrescentar algo? Alguma dúvida? Deseja que eu continue postando este quadro semanal? Comente abaixo!












Artigo Aleatório 10: Light Novel - O que é e Como Funcona? Revisado por Natalia Gomes em quarta-feira, janeiro 14, 2015 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.