Top Ad unit 728 × 90

Artigo Aleatório 23: Os personagens Evoluem!





O tema de hoje é: Evolução dos personagens durante os animes. É um tema muito interessante de se abordar, afinal de contas todo personagem evoluí em algum sentido ao decorrer do anime que faz parte, ao menos a maioria evoluí... É esse o assunto que vamos tratar hoje...

Evolução Perfeita! Ela existe?

Imagine um anime em que no primeiro episódio é mostrado o nascimento do protagonista, e ao decorrer dos episódios ele vai crescendo, e lutando. Sua infância é mostrada em detalhes, conforme sua força vai crescendo e seus poderes aumentando. Bem na frente de seus olhos o protagonista vai crescendo até se tornar um adolescente, e participar de torneios. O tempo novamente passa até que o protagonista é quase adulto, e já casado tem um filho. A infância de seu filho é totalmente explorada, o colocando quase como um novo protagonista, e o protagonista original ainda é mostrado em sua saga de combates,
exploração e descobertas . O tempo passa enquanto seu filho cresce também tendo sua infância e adolescência mostrada em detalhes para você, e se torna praticamente o protagonista, enquanto seu pai fica em segundo plano ainda evoluindo, treinando e lutando. O tempo ainda corre até que o pai e o filho já são adultos, e um segundo filho aparece, enquanto os combates e descobertas desse universo infinito ainda aparecem.
Nossa, grande historia. E ainda tem quem diz que Dragon Ball não tem historia em...

Vamos ao nosso assunto então. Evolução perfeita existe? Acho que se ela existe, Dragon Ball é um grande exemplo dela. O anime consegue mostrar a evolução de seus personagens com perfeição absoluta. Certamente é um raro exemplo, afinal de contas a maior parte dos animes tem 12 ou 24 episódios, logo não tem tanto tempo para mostrar a evolução de seu enredo e personagens. Outro fato que torna esse tipo de enredo raro, é o fato de que normalmente os autores não iniciam suas obras com grande confiança, afinal de contas o comum é que mangás de sucesso consigam uma adaptação para anime com 24 episódios, e isso é normalmente o mais longe que se espera chegar, e com essa quantia limitada de episódios é difícil criar uma evolução, com disse acima. Porém existem autores que tem confiança em suas obras desde o primeiro momento, é o caso de Akira Toriyama em Dragon Ball, que inicia a saga de Goku e seus amigos quando ele ainda é um bebê, e sua obra atingiu o auge de popularidade apenas anos depois da estreia, quando Dragon ball entra em sua saga "Z".
Poucos são os animes com episódios "Ilimitados" e a verdade é que nem mesmo seus autores esperavam isso quando começaram a trabalhar nessas obras.

A evolução é muito importante em um anime, afinal de contas é essa evolução cronológica que dá a sensação de nostalgia em uma obra, sem falar que é responsável também por criar uma maior aproximação do publico com o universo da obra. Porém o que acontece quando a evolução não é tão perfeita?

Evolução por Lembranças!


Naruto é nosso exemplo agora. O anime não começa pela infância de seu protagonista, e sim pelo inicio da adolescência dele. Naruto inicia o Anime com seus 12 anos, porém por varias vezes lembranças e episódios fillers nos mostram sua infância anterior ao inicio do anime, é claro que isso é feito como forma de completar a cronologia do anime, porém por ser feita tardiamente acaba causando divisão de opiniões, onde alguns fãs adoram assistir o passado mostrado em fillers, e outros fãs, diga-se de passagem a grande maioria, detesta essas voltas no passado.
Particularmente não gosto de quando animes ficam "perdendo" tempo mostrando o passado dos personagens. Afinal de contas o resultado de tudo que ocorreu no passado já está sendo assistido através do personagem e sua personalidade. A verdade é que pouco se espera de uma lembrança do passado de um protagonista, afinal de contas quem espera que ele lembre dele mesmo morrendo? Ou algo tão contundente quanto isso?

O fato é que a evolução ao decorrer do tempo é muito interessante de se assistir, recentemente assisti um anime chamado Itazura na Kiss, em que a evolução dos protagonistas me chamou muito atenção, onde os protagonistas conseguem evoluir livremente sua relação amorosa até o ponto em que não há mais para onde evoluir, é realmente um diferencial dessa e de algumas outras obras como Clannad.

Na contra mão desse cuidado cronológico, existem animes que mal conseguem criar uma evolução de seus protagonistas, e que fazem isso de forma corrida, mas que apesar disso costumam dar certo...

Já assistiu o famoso "Anos depois" ? Vamos falar dele agora...

Anos Depois - Dá trabalho evoluir aos poucos!

O exemplo que escolhi dessa vez foi Death Note, um anime bem famoso e que grande parte dos otakus já assistiram. Reparem na imagem acima, em que há uma diferença de 6 anos entre as imagens.
O divisor de aguas de Death Note é a morte do Rival do protagonista, L (Lawliet). Vale dizer que até mesmo a qualidade do enredo é questionada após essa grande divisão. 6 anos após a morte de L, o anime continua mostrando o protagonista Light Yagami, que teve leves mudanças em seu design.

Muitos animes seguem esse exemplo, apenas jogam algum tempo de diferença de um fato para o outro, e já mostram seus personagens mais velhos.Realmente há uma grande perda de interatividade quando isso ocorre, afinal de contas para quem é fã de uma obra, sempre sobra a duvida: "O que aconteceu nesse período de tempo em branco?" realmente esse tipo de duvida sempre acontece quando esse tipo de evolução acontece em uma obra.Não é incomum que esse tipo de duvida seja respondido através de fillers e episódios Ova.
Já parou para pensar que dentro do universo de todo anime, podemos impor duvidas como: "Como foi a infância do personagem X" "Como foi que sua personalidade se formou?" Esse tipo de duvida é característica desse tipo de enredo que pula períodos de tempo.

Certamente é um tipo de evolução dos personagens um pouco corrido, porém demonstra certo cuidado do autor de uma obra quando ele faz tal passagem de tempo, afinal de contas o tempo passa, porém alguns se esquecem disso não é mesmo?

Esqueceram de mim!
Preciso dizer algo sobre o pobre garoto acima?
Em 1997 se inicia Pokemon, anime em que o protagonista Ash Ketchum de nome Original Satoshi, tem 10 anos de idade e saí pelo seu mundo fantasioso atrás de criaturas de combate. Anos se passam, e o sucesso inabalável de Pokemon continua. Agora em 2015 pokemon continua sendo lançado de forma ininterrupta, com sua saga nomeada "XY". Ash ainda tem 10 anos.
Talvez seja apenas falta de uma barba, afinal quem não fica parecendo que tem 10 anos após fazer a barba? Então perceba na imagem acima, temos uma foto dele com barba.Acho que não resolve.
Só por curiosidade Ash (Satoshi) deveria ter uns 28 anos atualmente.

Enquanto existem animes com cronologia perfeita. Outros com uma cronologia preocupada, que mostra cada fato do passado em episódios nomeados fillers, e outros animes que inserem passagens de tempo, existem aqueles que NUNCA, JAMAIS evoluem de forma alguma. A situação do exemplo citado acima é tão ruim, que o anime que é focado em criaturas de combate que evoluem para aumentar seus poderes, não evoluiu nem seu protagonista, como nem ao menos teve a coragem de evoluir o mascote protagonista. Aplausos.

Alguns autores simplesmente ignoram a passagem de tempo. Será porque fazem isso?
Só posso imaginar que o maior motivo é o medo de perder o publico alvo. Se o protagonista de um anime qualquer tem idade de 10 anos, os problemas recorrentes de sua vida também serão preocupações infantis, logo o enredo se torna infantil, e o publico também. Porém o publico cresce. E é nesse momento em que o autor pode tomar duas escolhas: Evoluir seu enredo junto com seu publico, fazendo a idade de seu personagem ir crescendo junto com o publico, ou simplesmente ignorar a passagem de tempo e aceitar a perda de seu publico, enquanto captura um novo publico, afinal de contas enquanto crianças crescem, novas crianças nascem.

É certamente uma grande deficiência de enredo quando a passagem de tempo não ocorre, o anime fica com um enredo vazio, e no final das contas dá a impressão que nada nunca acontece, afinal de contas o tempo nunca passa. O protagonista pode conseguir muita coisa no seu caminho, porém como não há evolução, nada é fixo, e normalmente ele acaba perdendo tudo que conquista, tornando-se assim um anime aleatório e infinito, onde nada nunca acontece, apesar de acontecer o tempo todo...

Existe também outro tipo de enredo, que evoluí seus protagonistas através de poderes e habilidades....
Vamos falar dessa evolução por "poder" na próxima semana! Conto com vocês lendo a continuação desse artigo em!


Gostou desse artigo? Comenta ai pow, fale de suas experiências sobre esse tema tão interessante. Fale sua opinião, não precisa concordar comigo, afinal de contas existem muitos "Poréns" nesse assunto de evolução, Vamos comente ai!

***

Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para ficar ligado às novidades do Animes Tebane em primeira mão! Clique nas imagens abaixo!
 

https://twitter.com/AnimesTebane
https://www.facebook.com/animestebane

Se você gosta deste quadro semanal, compartilhe com seus amigos e comente abaixo sua opinião para que ele possa continuar!

Artigo Aleatório 23: Os personagens Evoluem! Revisado por Kouichi Sakakibara em sábado, agosto 22, 2015 Nota: 5

Um comentário:

  1. Pior que Pokemon é detective Connan,já que o personagem principal a 20 anos tenta voltar pra sua idade normal, faltou arriscar acho que no episódio 200 no máximo já deveria ter voltado permanentemente a sua idade normal.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.