Top Ad unit 728 × 90

Indicações da Semana 83 - Kanon2006 - Especial - NETOIN! Indica!


Esse artigo semanal trata de indicar animes antigos, que alguns já esqueceram e grande parte do público atual nem ao menos teve a chance de conhecer. Semanalmente traremos uma indicação de algum anime  e falaremos um pouco sobre ele para que você leitor possa o conhecer e quem sabe o assistir!
***
Continuando a semana especial...
Kanon2006, uma história para se apaixonar!
Por: Carlírio Neto, do blog NETOIN!




Nome: Kanon2006; Kanon (2006); Kanon (remake).
Ano de lançamento:
Outubro de 2006 à março de 2007.

Gêneros: Drama, romance, sobrenatural e cotidiano (slice-of-life).
Numero de episódios:
24 Episódios















Saudações, visitantes do blog Animes Tebane. Quem aqui escreve é Carlírio Neto, diretamente do blog NETOIN!, para participar desta ação especial promovida por este espaço na internet. Ações que unem a blogosfera são realmente bem vistas pela minha pessoa e, ao ser convidado para participar deste trabalho, senti-me honrado e pronto para mostrar o meu melhor por tal.

Saibam vocês, antes do texto propriamente dito, que o NETOIN! é um blog que está no ar há nove anos e um mês. Por mais que a história inicial do meu blog não tenha sido restrita à cultura japonesa em si, posso aqui exclamar que a mudança de direcionamento para tanto foi a melhor decisão que tive para/com o mesmo.

Com textos que variam das mais simplórias opiniões sobre obras do passado e atuais, aos quais seções como “Volta ao Passado”, “Reviews”, “Podcasts” e “Análises em Geral” acabam ganhando amplo destaque, o NETOIN! promove um convite para textos de curto tamanho em sua maioria, sendo que nenhum deles deixa de lado uma análise crítica e sucinta sobre aquilo que está sendo comentado.

Desta maneira, finalizo a apresentação de meu humilde blog para vocês. Ao mesmo tempo, convido-os à apreciar o texto que vem na sequência, sobre o anime Kanon2006. Tenham uma boa leitura.

 
Aizawa Yuichi. Este é o nome do rapaz que, no início de seu ensino médio, se vê obrigado em mudar para o norte do Japão (em razão do trabalho de seus pais), aonde morará com sua tia (Akiko) e sua prima (Nayuki) em uma fria cidade. A ideia central é de que ele fique em tal lugar até completar o citado ciclo de ensino, o que seriam três anos ainda pela frente. E mesmo que tenha estranhado os primeiros momentos da chegada nesta cidade, o Yuichi não demorou para se acostumar completamente com a ambientação.

Talvez, o melhor termo fosse se reacostumar. Isto porque o jovem Yuichi não se recordava direito, mas ele já esteve nesta mesma gélida cidade há sete anos atrás. Aliás, em tal época ele ia passar suas férias escolares anuais junto da Akiko e da Nayuki. Contudo, ele tem poucas lembranças de quando lá esteve pela última vez e, com isto, sua memória está bem embaralhada com relação à isto.

De maneira interessante e bem notória, a Nayuki tenta fazer com que seu primo traga à mente as lembranças de quando ali se divertia quando criança, fato este que dificilmente ocorre. E quando o mesmo acontece, tais recordações acabam sendo mínimas e atenuadas por algum outro fator que, de início, é bem desconhecido.

O Yuichi realmente não tem ampla noção disto, mas diversas pessoas fizeram parte de sua vida quando criança em tal cidade. Além de sua prima, menções e ações referentes a um antigo amor (Makoto), uma pequena amiga (Ayu) e uma jovem com um estranho dom (Mai) passarão à fazer parte do seu cotidiano. Soma-se à isto o fato de ele também conhecer uma moça com uma rara enfermidade (Shiori) que, à exemplo das já citadas, ele busca ajudar da melhor maneira que pode (mesmo falhando em alguns pontos).

Kanon2006 é, desta forma, o convite para uma jornada onde mistérios, drama e muito suspense estão ao pronto aguardo de todos. Não se limita à lições de vida ou sobre recordações, mas trás consigo importantes mensurações sobre amizade. E tudo isto temperado a um humor leve e descontraído, que realmente tem todos os ingredientes para agradar quem ver o anime.


Kanon2006 é um anime cheio de vertentes bem curiosas e, de alguma forma, até ímpares. Para ter uma ideia, basta aqui mencionar dois fatores bem interessantes sobre a Akiko-san, que é tia do Yuichi e mãe da Nayuki. A primeiro deles está na chamada sobre como ela ganha a sua vida, ou seja, que em nenhum momento do anime se faz menções sobre os eu trabalho (embora o protagonista tenha chegado a questionar isto). Por sua vez, o segundo é tratado como um tipo de “item mágico”, pois a famosa geléia da Akiko é uma iguaria que apenas ela mesma adora, sendo tal doce um verdadeiro teste de força para outras pessoas quando o provam.

Outra questão pertinente ao anime está no folclore japonês, bem trabalhado e levado adiante com grande responsabilidade. O melhor exemplo disto está no arco da Sawatari Makoto, sendo ela uma raposa que, por intermédio de um milagre, ganhou uma vida humana temporária (razão pela qual vocês descobrirão assistindo o anime). O dito sobrenatural também é uma característica bem presente na obra, onde os arcos da Kawasumi Mai e da Tsukimiya Ayu lhe darão todo um bom enredo trabalhado nisto.

Por fim, Kanon2006 se destaca também pelas risadas e/ou tiques sonoros únicos de seu elenco. Cada personagem possui uma chamada própria neste aspecto. Nomes como o da Makoto (com o seu inconfundível ~auu…) e o da Ayu (com o conhecido ~uguu…) são fáceis de serem citados aqui (muito embora não sejam casos isolados).

Importante aqui salientar que Kanon provém de um jogo da Key Visual Art's, tratando-se o mesmo de uma visual novel para o público adulto.





Para a minha pessoa, Kanon2006 é o anime que mais boas lembranças acaba trazendo, além de ser o preferido em escala pessoal tem longos anos. Todos os momentos de drama, em especial, são muito concisos e realmente possuem o poder de causar impacto total, chegando ao ponto de muitas lágrimas escorrerem em certos episódios do anime.

Inegável a qualidade do trabalho da Kyoto Animation à frente desta obra, fazendo um remake de grande naipe para um anime que, originalmente, foi exibido em 2002 sob as asas da Toei Animation (que contara com treze episódios e um OVA no total). Na versão da KyoAni (diminutivo de Kyoto Animation), os arcos foram expandidos e trabalhados em separado, evitando assim uma aglomeração desnecessária de dados do enredo. Além disso, o visual de Kanon2006 é soberbo por si mesmo, causando um impacto técnico total.

Detentor de uma história vibrante, com personagens carismáticos, visual e áudio mais do que esplendorosos, e trazendo consigo o selo de qualidade da Kyoto Animation, Kanon2006 acaba sendo uma ótima pedida de anime para ser assistido.

Desta maneira, encerro a minha participação neste especial para o Animes Tebane. Espero que o texto tenha sido do apreço de todos vocês. Até a próxima!





Até a próxima pessoal!
Indicações da Semana 83 - Kanon2006 - Especial - NETOIN! Indica! Revisado por Unknown em sexta-feira, fevereiro 05, 2016 Nota: 5

Um comentário:

  1. Gosto muito desse anime, só que quando vi chorei demais!

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.