Top Ad unit 728 × 90

Indicações da Semana 124 - C: The Money of Soul and Possibility Control


Bem-vindo(a) ao nosso artigo semanal de Indicações de Anime, onde toda semana eu recomendarei um anime (avá) falando um pouco sobre ele sem Spoilers para que você possa checar se ele faz o seu tipo ou não!

***

Indicação mais uma vez para os senhores leitores! Antes que pense que vou indicar anime natalino, eu já digo que também não é assim né pessoal, não teremos uma semana de artigos só de Natal :v. Bom, nesse anime também tem alguém vestido de vermelho, que carrega os sonhos de todos e gosta de chifres... Confere o texto abaixo, antes que minhas piadas te faça desanimar:

Inclusive, se você é novato por aqui, pega seu dicionário otaku, ele salvará sua vida!

Nome: C: The Money of Soul and Possibility Control
Ano de lançamento: 2011
Gêneros:  Ação, Drama, Superpoderes
Numero de episódios: 11















O governo japonês atravessa um dos seus mais terríveis momentos, e esqueça de monstros enormes, mechas ou o apocalipse zumbi, o grande inimigo do Japão é a economia! O Iene(moeda japonesa) está cada vez mais desvalorizado, e a quantidade de pessoas desempregadas e até mesmo cometendo suicídio graças a terrível crise econômica apenas cresce. Yoga Kimimaro é nosso protagonista, ele é um estudante de contabilidade de uma faculdade japonesa. Kimimaro foi criado desde pequeno por sua avó, isso após seu pai desaparecer e sua mãe morrer; agora estudando em uma faculdade e ao mesmo tempo estudando para concursos públicos, Kimimaro deseja ter apenas uma vida calma e comum, seu maior desejo é ter uma esposa e um filho, e conseguir se sustentar financeiramente com seu trabalho; porém a vida de Kimimaro não é nada fácil, e todos os dias as cenas provocantes continuam a acontecer: Os amigos de Kimimaro saem todos os dias para beber e se divertir, enquanto ele por sua vez precisa trabalhar em dois empregos diferentes para conseguir pagar sua faculdade e comer. Por mais que tente ignorar, Kimimaro começa a se ferir com a situação costumeira, de seus amigos que têm os estudos pagos por seus pais, enquanto ele precisa se esforçar ao limite para conseguir sobreviver sonhando uma vida medíocre. Como se a vida do protagonista já não fosse bastante exaustiva, Kimimaro acaba descobrindo que a garota que ama começou a namorar com um cara podre de rico.

O dinheiro parece ser a grande maldição da vida de Kimimaro, que cercado de todos os lados precisa continuar trabalhando e se esforçando para que um dia possa alcançar seus objetivos, mas mesmo com tanta dificuldade o protagonista não reclama. Um dia, um misterioso homem bate em sua porta, a proposta trazida por ele é igualmente misteriosa e até um pouco macabra: "Você pode ser rico, basta nos dar seu futuro como garantia". É claro que a recusa foi a resposta imediata, mas Masakaki, o estranho ser, parece estar decidido a levar Kimimaro a conhecer o prazer do dinheiro. Com toda recusa, o estranho desaparecer, e a vida do protagonista parece estar voltando ao normal. Contudo, no dia seguinte, ao checar o seu saldo bancário o protagonista percebe que uma pequena quantia de dinheiro foi depositada, e de forma despretensiosa e até um pouco medrosa, Kimimaro decide retirar um pouco do dinheiro para poder sair junto com os amigos, e é nesse momento que novamente Masakaki surge em sua vida: "Então até mesmo alguém teimoso deseja dinheiro?". O estranho Masakaki porém é bastante eloquente, e em breves momentos consegue seduzir o protagonista a entregar seu "futuro" em troca de dinheiro.

O código para conseguir o dinheiro? 666. Assim o protagonista é levado até um lugar conhecido como "distrito comercial" um estranho lugar muito longe da realidade, onde todo o tipo de pessoa vai em desespero buscando dinheiro. Mas nem vendendo o futuro o dinheiro vem fácil; para conseguir algum dinheiro nesse lugar é preciso arriscar seu futuro em batalhas grandiosas; para tal, cada um usa a materialização de seu futuro, e cada batalha é uma decisão importante valendo muito dinheiro; se por um acaso algum dos oponentes chegar a quantia "0" de dinheiro, esse acaba em falência e assim é banido do jogo, e consecutivamente perde seu futuro.

O que é o futuro que está em jogo? Esse sim é um grande mistério! Mas Kimimaro, junto com a materialização de seu futuro chamado Msyu, uma garotinha vestida de vermelho e com chifres, buscam descobrir toda a verdade do distrito comercial, e sobreviver nessa estranha competição em busca de dinheiro, além de aos poucos descobrir como o chamado "dinheiro de Midas" pode afetar o mundo real.


Amigos, já vou dizendo que essa foi a proposta mais interessante que vi em anos; o anime foca totalmente nas questões econômicas e sociais do Japão, tudo sobre o olhar do ressentido Kimimaro, que apesar de tudo que vive não se torna uma pessoa ambiciosa, e com bastante destreza começa a avaliar os riscos em apostar o futuro em troca de dinheiro.

O que é dinheiro? Apenas papel? Apenas atribuição de valores? Ou dinheiro é algo mais? Quem sabe seja ele confiança e poder? Ah, mas todas as essas perguntas é o que move o enredo de C: The Money of Soul and Possibility Control! A obra é bastante pé no chão quando trata de diferentes ângulos o que de fato é o
dinheiro na sociedade, e como o impacto de valores pode mudar ou não um homem. É curioso que apesar de trazer um protagonista com uma identidade visual bem apagada, ao mesmo tempo o anime vem trazendo um protagonista carismático que consegue deixar ainda mais enfatizado toda a subjetividade dos temas tratados que normalmente usam sua vida como painel de demonstração do reflexo de algumas escolhas. O dinheiro claramente guiou o rumo da vida de Kimimaro, e é nesse ponto que a animação se torna ainda mais interessante. Outro importante ponto tratado pela obra, é a importância do futuro na vida humana, assim como os objetivos e o quanto o dinheiro e a economia de um país podem trazer consequências desastrosas para o homem.

A obra que é original, vem além de tudo erguida por um elenco muito atrativo, com vários personagens de aparência incomum e comportamentos bem questionáveis, principalmente em relação ao dinheiro. A grande cereja do bolo que é esse elenco, é a falta de um forçado vilão, onde na obra os conflitos pessoais não acontecem por maldade e sim por diferentes pontos de vista do mundo. Nisso tudo, podemos aproveitar para curtir cada personagem, suas filosofias, e até mesmo criar expectativas com o rumo da obra, que a cada episódio consegue se tornar mais instigante com seu elenco sempre em expansão e convidativo.

Como eu disse acima, a obra é original, ela não foi adaptada de um mangá, nem de uma light novel, foi totalmente criada em animação; isso fez algum bem para a obra, que sem medo tratou assuntos que possivelmente seriam ignorados a primeiro ponto se a obra já não fosse direto ao ponto de animação. Nakamura Kenji atuou como diretor na produção do anime, e com bastante maestria coordenou o Storyboard, o resultado foi uma animação em ritmo agradável que se desenvolveu em terminou no momento certo.



Bom, enfim a minha indicação para essa obra fica para quem busca um bom anime de combates e ao mesmo tempo para quem busca algo mais filosófico e profundo. Sim, essa obra tem espaço para esses dois públicos que normalmente são opostos. Enquanto trata assuntos sérios e bastante impactantes, a obra também vem trazendo combates alucinantes! Então, se você está buscando algo do tipo incomum, essa é uma ótima obra para assistir!
Indicações da Semana 124 - C: The Money of Soul and Possibility Control Revisado por Kouichi Sakakibara em quarta-feira, dezembro 21, 2016 Nota: 5

3 comentários:

  1. Eloene Cristine22/12/2016, 13:50

    Um dos meus animes favoritos desde o seu lançamento, e realmente nunca compreendi porque tantas pessoas o criticam e porque tantas mais ignoram sua existência ;---;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o anime acaba criando um pouco de resistência nas pessoas, afinal como eu disse no texto, ele é para um público que busca ação e para quem busca algo mais profundo; esses são públicos que não costumam se encontrar, então o resultado é as vezes negativo =/...

      Mas de fato o anime é incrível, muito rico em conteúdo!

      Excluir
  2. Fiquei curioso! Vou tirar o pó de cima dele no HD e vou começar a vê-lo assim que acabar Kanon (2006) e Air! Obrigado pela indicação!

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.