Top Ad unit 728 × 90

Dica Tebane #10 - Animes Para Conhecer a Cultura Japonesa!

---Animes Para Conhecer a Cultura Japonesa---


Acha que conhece muito de cultura japonesa geral? Ah, mas talvez você ainda não conheça quase nada! Existem muitos animes por ai que focam em Youkais e outras criaturas do folclore Japonês, e isso nos dá até uma certa sensação de proximidade com o pequeno país do sol nascente, mas a verdade é que ainda há muito de desconhecido naquelas terras, e que apenas alguns animes vão te introduzir de forma correta! Sim, vou contar grandes segredos do Japão no artigo de hoje, então vamos lá...

#1 Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
13 episódios(Mais segunda temporada), 2016, Drama, Comédia


Já ouviu falar de Rakugo? Sim, Rakugo. Isso é uma modalidade de entretenimento japonês. Feche os olhos e pense em um teatro (agora, se está com olhos fechados não vai conseguir ler o resto do artigo não é? HA! Te peguei mentiroso), e nesse teatro o Rakugoka (uma pessoa normalmente)  se senta de frente para a plateia e inicia um monólogo humorístico ou as vezes dramático. Normalmente Rakugo é longo, e durante bastante tempo a plateia fica exclusivamente atenta ao único elemento em cena: O Rakugoka. Durante a apresentação, é comum que o artista fique sentado e se coloque no lugar de vários personagens ao mesmo tempo, dando lugar a diálogos engraçados ou dramáticos sem nenhum apoio externo, realizando toda a apresentação sozinho, com variações de voz e expressões faciais. Essa variedade de entretenimento data do século XVII, no Japão, onde foi criada como forma de diversão alternativa. Resumindo a você leitor: Rakugo é o teatro de um homem só.

E o que Shouwa Genroku Tem a ver com isso? Bom, o anime é exclusivamente sobre o tema; com muito humor, um desenvolvimento incrível e passagem temporal impecável, a obra vem nos contando e nos ensinando sobre o Rakugo, isso enquanto desenvolve um drama simplesmente atraente e emocionante. Com personagens carismáticos, a obra segue mostrando essa face do Japão quase que totalmente desconhecida aqui no ocidente.


#2 Chihayafuru
50 episódios, 2011, Drama/Esporte/Romance
Estamos em Janeiro! Isso significa? Sim, certamente você está de olho nas competições no santuário Omi Jingu! MAS O QUE!? Você nem sabe onde raios fica isso? Ha, ganhei novamente então. Conhece Karuta? Esse é um jogo de cartas japonês que certamente é bem restrito ao país. No jogo cem cartas são usadas, cada uma com um poema japonês diferente, os competidores ficam frente a frente, e suas cartas ficam a alcance de suas mãos. Uma pessoa sorteia e narra cada um dos poemas, e quando isso acontece, o primeiro jogador a tocar a carta fica com ela, assim passado certa quantidade de cartas, quem consegue acabar com as cartas de seu lado ganha. É um jogo que exige velocidade, memorização absoluta, paciência e atenção. Agora, acha que é um joguinho para ser jogado com a família e só? Ha, agora volte no inicio do parágrafo e se pergunte novamente "O que raios é Omi Jingu?". Vários são os campeonatos de Karuta competitivo pelo Japão, mas em Janeiro o maior de todos acontece, e esse é o campeonato decide quem é o Mestre e Rainha do jogo, definitivamente os melhores do Japão são aqueles que vencem no Omi Jingu, que nada mais é que o um templo japonês extremamente lindo, onde acontecem as competições mais importantes do jogo.

E Chihayafuru é exatamente um anime focado em Karuta; um anime que segue sua protagonista Chihaya rumo a seu sonho de se tornar a grande rainha do jogo. Mas o anime não é só Karuta, tem romance, um pouco de humor e drama, tudo isso embalado ao ritmo de um jogo alucinante, com regras totalmente introduzidas ao decorrer do anime, e que acaba se tornando uma verdadeira competição cheia de adrenalina e ação!

 Mais Sobre: Chihayafuru


#3
Hoozuki No Reitetsu
13 episódios, 2014, Comédia

Chegando nesse ponto do texto se eu te mandar para o inferno você vai se ofender feio comigo, não é? E se eu te mandar para o Meikai? O Meikai é citado em muitos animes, um muito popular chamado Yu Yu Hakusho também já deu uma passada lá, e talvez se você conhece um pouco conhecido chamado Dragon
Ball (HA) talvez você pode vir a lembrar de Goku fazendo uma viagem ao Meikai também. Porém acabamos não conhecendo muito o lugar não é verdade? Não que seja tão interessante o inferno a ponto de você querer ir conhecer pessoalmente; mas o Meikai é quase isso. Apesar da diferença de origem, e do Meikai ser a prisão no Submundo com a pretensão de punir os humanos culpados de algo, ele ainda não é diretamente ligado com o a concepção de inferno que nós temos; mas em resumo é a mesma empresa com donos com nomes diferentes. Enfim, Meikai é o inferno japonês, cheio de dor, tortura e sofrimento.

E Hoozuki No Reitetsu conta  sobre o cotidiano NADA pacifico do administrador do Meikai, o inferno japonês. Servindo (mandando) a Enmadaioh, o grande rei do Inferno, ele segue sua existência eterna punindo os pecadores em várias repartições do inferno com grande diversidade de intensidade de sofrimento eterno. A obra é uma perfeita oportunidade para você conhecer como funciona o Meikai, quais as diferenças dele para o inferno cristão, e até mesmo ver um grande crossover entre os dois infernos, uma coisa horrível. E tudo isso com MUITO, eu disse MUITO, Sim, MUITO HUMOR. Tem até a passagem de um casalzinho conhecido dos animes lá no quinto dos Meikai.

 Mais Sobre: Hoozuki No Reitetsu


#4 Bamboo Blade
26 Episódios, 2007, Cotidiano/Esportes

Tá Okay, até aqui eu perdoei quem não conhecia tudo que apresentei, mas se você não conhece Kendo, talvez seja melhor eu te enviar para uma biblioteca japonesa ao invés de te explicar; mas bem vamos falar sobre. O Kendo apesar de estar presente em centenas de animes por ai, nem sempre é bem explorado, na maior parte das vezes temos apenas uma interpretação bem fantasiosa do esporte, e na maior parte das
vezes não conhecemos as regras, treinamentos específicos e formas de competição. Mas, como é um esporte bem intenso, e muitas das vezes de regras complicadas, eu quero te apresentar a algo mais suave, um anime que vai te introduzir ao mundo do Kendo com mais suavidade.

Bamboo Blade é aquela história onde vários caras grandes e feios poderiam estar lutando Kendo, mas por conveniência adicionamos garotinhas colegiais no lugar dos caras que agora estão desempregados por vontade do público. Assim, Bamboo Blade nos conta a história de um grupo de garotas especialistas em Kendo enfrentando uma verdadeira variedade de desafios, treinamentos e competições do esporte; uma oportunidade bem macia e divertida de aprender Kendo sem sofrimento.



 Mais Sobre: Bamboo Blade


#5
Shion no Ou

22 episódios, 2007, Drama/Mistério

O Xadrez que você não faz ideia de como joga. Shougi é um jogo quem semelhante ao xadrez, com sua forma de jogar e regras, um jogo que tem a origem um pouco obscura, mas sendo ou não de origem
Japonesa, é um jogo que se incorporou com tudo na cultura Japonesa ao decorrer dos séculos, sendo assim um jogo tipicamente praticado no país, e que tem várias competições e títulos. Esse é um jogo sem grandes explicações, é literalmente uma versão oriental do xadrez que já conhecemos, com o objetivo de captura do rei inimigo. Enfim, o Shogi tem bastante influência no Japão, e conhecer as organizações e todo o "esporte" no Japão acaba sendo uma missão bem divertida.

Shion no Ou é exatamente sobre Shogi; enquanto foca nas competições em que a protagonista Yasuoka Shion participa, conhecemos todo o mundo do Shogi, isso ainda sendo introduzidos a um mistério sangrento, onde os pais da garota Shion foram mortos, e no corpo de seu pai foi encontrado uma peça do Shogi, o Rei. Shion, que viu todo o assassinato, ficou traumatizada, e por conta disso se tornou incapaz de falar; mistério e Shogi entrelaçados ao máximo nessa obra cheia de drama e suspense!


*Postado originalmente em 24/01/2017



Enfim, após um artigo desses só posso desejar a vocês conhecimento Oriental! Aproveitem para dizer aqui quais animes conhecem que abordam também a cultura japonesa!
Dica Tebane #10 - Animes Para Conhecer a Cultura Japonesa! Revisado por Kouichi Sakakibara em sexta-feira, junho 30, 2017 Nota: 5
Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.