Top Ad unit 728 × 90

Indicações da Semana 130 - Shinrei Tantei Yakumo!




Shinrei Tantei Yakumo

13 Episódios, Mistério/Terror, 2010, Estúdio Bee Train

O que você faria se pudesse ver espíritos? Certamente muita gente usaria de tal habilidade para lucrar as custas daqueles que já se foram, e é em um dilema assim que é baseada a vida de Yakumo, um estudante universitário que tem o dom de ver espíritos, e não consegue ter paz enquanto não os ajuda a descansar.

Haruka, também universitária, um dia recebe a notícia que uma grande amiga sua está no hospital, e os rumores são de que ela foi possuída, afinal de contas, mesmo com a saúde intacta ela continua em um bizarro estado onde alterna entre uma lucidez bem fraca e a total inconsciência. Querendo ajudar a amiga, Haruka dá ouvidos a alguns comentários estranhos da universidade, de que um estudante não muito sociável pode ver espíritos. Haruka movida pelo sentimento de amizade vai em busca de ajuda para sua amiga, e em uma sala de clube usada por apenas uma pessoa, conhece Yakumo. A primeira impressão de Haruka não é nada boa, afinal de contas Yakumo acaba se vendendo como um charlatão quando trapaceia e mente sobre paranormalidade para ganhar dinheiro. O surpreendente vem a seguir, quando Yakumo decide conversar sério com a garota, e em breves momentos prova sua legitimidade, para tal, ele narra sobre a falecida irmã de Haruka, e toca em um ponto bem sensível da garota, que sempre acreditou que a morte de sua irmã fora culpa sua. Após introdução, e uma confiança novamente firmada, há o acerto de que Yakumo acompanhará Haruka para desvendar o mistério de sua amiga possuída, e é com esse pequeno conflito que eles acabam se aproximando, e um tom de romance surge imediatamente. Enquanto Haruka é animada e expõem seus sentimentos sem grande critério, Yakumo é mais calado e contido, e o motivo é logo revelado no início da obra: Os poderes de Yakumo não são tão agradáveis. O poder vem de seu olho avermelhado, que ele esconde com uma lente, isso para não causar alvoroço por onde passa. Devido a coloração bizarra de seus olhos, a mãe de Yakumo o abandonou logo após tentar o matar e falhar; devido a isso Yakumo tomou para si uma personalidade contida e serena, onde quase nunca revela seus verdadeiros sentimentos.


O anime é quase todo ele dividido em pequenos arcos episódicos, quando muito os arcos ocupam dois episódios. Com treze episódios a adaptação do estúdio Bee Train (Medarot,Hyouge Mono), e contando com direção e Storybord de Tomoyuki Kurokawa (Naruto: Shippuuden, Guilty Crown), a obra nasceu em 2010 sendo adaptada a partir da Light Novel de Manabu Kaminaga, o autor publica sua obra desde o ano de 2004 e segue em publicação até o atual momento. O light novel também deu origem ao mangá homônimo cujo a arte foi feita por Oda Suzuka, o mangá foi lançado em quatorze volumes e foi finalizado no ano de 2016, sendo ele publicado na revista Asuka Mensal, e no Brasil publicado pela editora Panini.

Não bastando ser um mistério do tipo instantaneamente atraente, a obra vem contando com uma camada fina, mas ainda visível de um terror psicológico e bastante melancólico. Mas não só isso, como um enredo fácil de ser compreendido, e que segue todo o tempo com linhas de diálogo acima do padrão mais comum em animes, ou seja, com um certo tom sóbrio inserido em meio a tudo.

O elenco do anime, apesar de minha leve descrição levantar a ideia de que conta apenas com dois personagens, é bem mais que restrito ao casal protagonista, vai além e ousa ao adicionar um detetive de meia idade com um tom de galã de boteco, um velho legista cheio de si e com assumido amor por sua profissão e o contato com cadáveres, temos também o jovem detetive perdido e sempre bem humorado, o monge tio de Yakumo junto da pequena Nao e por fim, ao menos na camada mais fina e exterior da obra, a jornalista filha de um importante chefe de polícia que luta para fazer o seu nome se destacar do nome de seu pai. Há também o elenco mais oculto, como o grande vilão da obra e os demais personagens de importância totalmente irrelevante ou pouco influentes no enredo base. Em todo caso, o elenco como um todo funciona bem, principalmente com protagonistas não dependem um do outro como acessórios de sua movimentação. Haruka como protagonista acaba sendo bastante dependente de Yakumo, mas não o tempo todo, ela tem seu mérito e brilho próprio, principalmente quando ela acaba sendo o sustento do Yakumo.


Então essa é a indicação de hoje, uma bela obra de mistério e terror, com um bom elenco e uma grande pitada de romance bem ao estilo comum na demografia shoujo. Se seu interesse é um anime de fato assustador, pode ser que esse acabe te decepcionando um pouco, mas se prefere um terror mais psicológico misturado de suspense e mistério, certamente esse vai cair bem.
Indicações da Semana 130 - Shinrei Tantei Yakumo! Revisado por Kouichi Sakakibara em quinta-feira, fevereiro 09, 2017 Nota: 5

Um comentário:

  1. Já vi esse anime pena que só uma temporada.Eles é um dos animes preferido

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.