Top Ad unit 728 × 90

Crítica Informal Sem Spoilers - Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Resultado de imagem para re zero episode

 Olá! Resolvi fazer essa crítica para outras pessoas terem a chance de quebrar seus preconceitos e conhecer este anime maravilhoso assim como aconteceu comigo. Veja que o título é "Crítica Informal", ou seja, eu não vou fazer como a maioria das pessoas e descascar enredo, personagens e situações como um degustador de vinho, vou apenas ir falando o que achei da forma mais fluída e do jeito que acredito que chamaria a minha atenção para ver o anime.

 ***

 Confesso que pela primeira vez que vi a capa deste anime (sim, vamos ao clichê de "julguei pela capa"), eu torci o nariz pensando "Mais um anime sobre um cara que acaba em um mundo estilo RPG rodeado de garotas das personalidades mais clichês do mundo", mas só agora em 2018, dois anos após o anime ser lançado, que fui literalmente CONVOCADA a assistir por uma pessoa que também tinha o mesmo julgamento, porém que tomou coragem e viu, que percebi que o anime não é nada do que eu estava esperando. 

Resultado de imagem para re zero poster
Vamos admitir, essa capa dá mesmo a impressão de um hárem bobo em um mundo RPG!

A história base é sobre um jovem qualquer que não fazia nada da vida que simplesmente se vê em um mundo totalmente diferente de uma hora para outra, em um simples piscar de olhos. Ele tem consigo uma sacolinha plástica da loja de conveniência onde tinha acabado de comprar um pacote de salgadinhos e um potinho Cup Noodle, além de seu celular, que por ser dos antigos modelos flip é daqueles que a bateria dura cinco décadas tranquilamente. 
O mundo onde ele está agora é tipicamente estilo RPG da era medieval, então as pessoas estranham as roupas e a sacolinha dele, e como não poderia faltar, há pessoas metade animais, mana e lutas de espada. 

Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu, mas todos chamam de Re:Zero

Até então eu estava com uma expressão de tédio olhando para a tela, fiquei um pouco impressionada quando ele conhece a protagonista secundária, uma garota meio-elfa de cabelos brancos, pois devido a sua aparência, eu jurava que ela era uma Tsundere, mas isso não é verdade, nem ela nem nenhum personagem da obra tem algo exagerado em sua personalidade, eles não são clichês e não agem de forma forçada para o prol do enredo, sua naturalidade e consistência nas ações me agradou demais... Logo eu, a garota que, devido ao excesso de uso, passou a odiar Tsunderes, Yanderes e outras Deres.

Meu tédio foi quebrado no fim do primeiro episódio, quando o anime mostra sua verdadeira faceta. Parte da proposta é que toda vez que Subaru, o protagonista, morre, ele volta no ponto zero como se nada tivesse acontecido, mas o que eu não sabia até esse momento é que essas vezes que ele morrem são pura carnificina. Certo, eu não sou um dos tantos Otakus infantis que tem por aí que ficam tipo "Eu vejo sangue e nem pisco, sou legal", "Gosto de ver sangue" (afinal, ver sangue na vida real todo dia é só mais um dia de trabalho lol). Mas na realidade o que temos em Re:Zero é uma sanguinolência cruel, formas muito dolorosas e sangrentas de morrer, mostrando ao invés do sangue explicito, o sofrimento do protagonista; A somatória da boa dublagem com os bons ângulos chega a dar certa falta de ar, dá para perceber o tamanho da dor do protagonista enquanto ele sangra até morrer.

Resultado de imagem para re zero death
Episódios: 25   || Estúdio: White Fox ||  Origem: Light Novel || Gêneros: Ação, Drama e Fantasia

Mas claro que esse enredo não me compraria se fossem apenas sequências do protagonista e dos outros personagens sendo mortos de forma dilaceradora e voltando ao ponto zero, há muito mais do que sofrimento físico, o sofrimento psicológico que ele passa é o ponto mais alto e seu objetivo no enredo obviamente é parar isso, conseguir fazer todos vencerem a morte que já está destinada. O realismo é impressionante, ele não é o herói maravilhoso que vai revelar um poder oculto e uma coragem imensa, ele sofre tanto preso nesse ciclo de morte que começa a perder a sanidade mental (e não é para menos) e você quase chora nos momentos em que ele surta com o coração e mente totalmente quebrados depois de tanta dor e trauma.

Resultado de imagem para re zero subaru cry
O nome do nosso pobre protagonista é Natsuki Subaru

Como eu disse, o anime não é apenas uma sequência infinita de um personagem sofrendo até chegar ao ponto de vegetar em algumas dessas sequências, temos uma causa para combater, lutas épicas, uma dublagem maravilhosa e uma direção de imagem e som impecável. 

E devido a falta de "amizade que ultrapassa tudo", "habilidade milagrosa", "solução que cai do céu" e também as sequências do mais puro sofrimento para o corpo e a alma do pobre Subaru, devo dizer que esse anime é um Seinen e não um Shounen, e não é para quem não aceita quando as coisas não dão certo de forma milagrosa, já que o objetivo da obra é te desesperar junto com o protagonista conforme ele está preso nesse ciclo de morte e dor.  

Imagem relacionada
O nome do anime traduzido é Começando a Vida Do Zero em um Mundo Diferente, mas há algumas variáveis possíveis que não mudam o sentido

Uma consideração mais técnica, mas que ainda tem a ver com o enredo, é que a maioria dos episódios não têm nem encerramento nem abertura, tudo porque foi aproveitado cada segundo que havia (sendo ainda que os episódios têm de 25 até 26 minutos), e não houve desperdício de tempo, nenhuma enrolação, apenas direto ao ponto, mas de forma tão bem colocada que não se tornou cansativo nem confuso e dispensou o uso de alívios cômicos forçados.
 
Shounen? Seinen? Mas será que você sabe mesmo o que significam essas palavras? Muita gente acha que elas são gêneros, mas na verdade não, então leia nosso Dicionário de Termos Otaku para passar de fazer feio na frente dos outros. 



Considerações Importantes Resumidas: 
- Sem Ecchi/Fan Service;
- Light Novel e Mangá estão sendo lançados no Brasil (pela Panini e NewPOP)
- Combates muito acalorados e sem cortes para conversar;
- Nada de poder da amizade e solução milagrosa;
- Mortes brutais sem foco na violência gráfica, mas na reação de sofrimento dos personagens;
- Nada de personalidades pré-definidas (como Tsunderes, a cabeça de vento moe, etc);
- Light Novel ainda em lançamento, porém o anime não termina parecendo incompleto nem parece ser "trailer para atrair gente para ler a light novel", ele utilizou muito bem o tempo que tinha e finalizou de forma perfeita;
- Altissímas chances de segunda temporada devido ao sucesso imenso que a Light Novel ainda está fazendo no Japão.
 

Crítica Informal Sem Spoilers - Re:Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu Revisado por Natalia Gomes em terça-feira, agosto 07, 2018 Nota: 5
Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.