Artigo Aleatório 12: Personagens Genéricos
Desta vez no artigo aleatório irei falar sobre o clichê mais... Clichê (hã?) que existe nos animes cotidianos e ás vezes até em outros gêneros, ele é: Protagonistas Genéricos.
Vamos ser sinceros, se você já viu pelo menos uma quantidade aceitável de animes, já notou que a maioria dos protagonistas não têm nada em especial na aparência, se parecendo com figurantes tantos em seus traços quanto na própria tinta usada neles, que é fosca como a dos figurantes, a personalidade sempre é a mesma: Nenhuma!
Keitaro e Hachiken: Separados por dois animes que têm 13 anos de diferença de lançamento. |
O que quero dizer é que eles nunca expõem uma personalidade notável, apenas sendo alguém normal vivendo a vida e agem de forma neutra na maioria das situações, como por exemplo não dizer nem sim e nem não quando uma garota literalmente se oferece para ele e ficar só se encolhendo no cantinho.
Genéricos Fêmeas Existem!
Isso
acontece na maioria das vezes só com personagens masculinos, mas as
garotas também possuem um clichê do tipo, que é o chamado "rica,
baixinha e Tsundere", e em alguns casos com o extra de "com Twintail",
ou Maria Chiquinha, chame como quiser... Caso a garota não tenha este
penteado, ela tende a manter o longo cabelo solto.
Suzu (Seitokai Yakuindomo) e Nagi (Hayate no Gotoku) |
Uma
personagem bem famosa que tem a aparência já padronizada também e a
Taiga do Toradora, que eu já vi cópias idênticas delas em mais de cinco
animes diferentes, mas não relativamente tão iguais tanto a comparação
abaixo da protagonista do Ookami-san to Shichinin no Nakama-tachi
mostra, normalmente a cor do cabelo muda para disfarçar (não se atreva a
dizer que Louise Françoise não é a Taiga de cabelo rosa).
Se o autor de Toradora quiser fazer uma temporada com Taiga mais velha, ele já tem a base dos traços no Ookami-san to Shichinin no Nakama-tachi XD |
Em
meu trabalho de Refinação de Conteúdo, ou seja, pesquisas pelo Google eu encontrei a
imagem abaixo, que compara Taiga, Louise, Shana (de Shakugan no Shana) e
Nagi :
Está escrito "É... Tudo... A... Mesma... Coisa" e na parte de cima "Deixe ser" |
Motivos do Clichê
Acho que com isso você acabou de finalmente perceber este padrão repetitivo que na minha opinião tem apenas dois objetivos em específico, que é fazer com que o espectador se identifique com ele e possa se sentir em seu lugar, uma estratégia bem básica mesmo para fazer uma obra ser adorada não por causa do protagonista, mas por causa do ambiente que o cerca (já que é uma maneira de tirar ele do caminho).
Desafio do dia! Procure o protagonista! e.e |
Outro motivo para fazerem isso é no caso dos Ecchi, querendo novamente anular o protagonista para que o espectador sinta que está no lugar dele e também fazer com que ele sinta que aquela situação é alcançável, afinal, o privilegiado protagonista é tão normalzinho quanto a pessoa que vê, não?
Algumas obras trazem um protagonista desta forma para se aproveitarem do clichê de uma maneira diferente, acabando por destruir isso e desenvolver uma personalidade e aparência tão rapidamente na trama que faz o personagem ser extremamente adorado por causa de sua evolução imprevista.
Shinichi (de Kiseijuu ou Parasyte, chame do que quiser) é um grande exemplo |
No caso das garotas, acredito que o motivo seja mais haver com fantasias masculinas, pois Tsunderes obviamente se fazem de difícil e eles têm que correr atrás, enquanto sendo baixinha dá a ideia de que o garoto deve defende-la por ela não saber se proteger, fora que este link mostra claramente que japoneses acham essa estereótipo de "garotas precisam ser mais baixas que garotos" essencial XD
Bem, este foi o tópico aleatório desta semana! Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente abaixo! Gostou do artigo de hoje? Comente também para que eu veja que você gostou!
Artigo Aleatório 12: Personagens Genéricos
Revisado por Natalia Gomes
em
quarta-feira, janeiro 28, 2015
Nota:
Nenhum comentário: