Top Ad unit 728 × 90

Indicações da Semana 131 - Kareshi Kanojo no Jijou




Kareshi Kanojo no Jijou


Kare Kano é uma obra original de Tsuda Masami que iniciou publicação na revista shoujo Lala no ano de 1995. O mangá ficou em lançamento por dez anos, sendo finalizado no ano de 2005 com cerca de vinte e um volumes publicados. O anime no entanto, foi lançado no terceiro ano de publicação do mangá, isso no ano de 1998, animação contando com vinte e seis episódios animados pelo estúdio Gainax(Evangelion, Tengen Toppa Gurren Lagann) em colaboração com o estúdio J.C.Staff (Saiki Kusuo, Toradora) e sob a direção de Hideaki Anno renomado diretor de Neon Genesis Evangelion. No Brasil, a obra foi lançada como mangá pela editora Panini.

Kareshi Kanojo no Jijō mais conhecido no Brasil por Kare Kano - As razões dele, os motivos dela, título esse usado pela Panini na publicação do mangá no Brasil. A obra nos conta a história de Miyazawa Yukino uma garota que desde criança adquiriu o gosto pelos elogios, por alguma razão essa característica marcou a garota, e durante toda sua infância ela passou buscar a aprovação e elogios de todos a sua volta, com o tempo isso se tornou uma obsessão e isso a acompanhou também no colégio, lugar onde ela luta para sempre ser a melhor aluna e também a mais popular. Porém, a verdade é que nenhuma máscara é tão perfeita que nunca caia, e nas palavras da própria personagem "é cansativo fingir ser quem não é" por isso quando está em casa ela se torna quase que outra pessoa, Yukino veste seu moletom, prende seu cabelo e deixa de ser tão educada e refinada como é em ambientes públicos. Após o fundamental, onde reinou em absoluto, ela chega no seu primeiro ano colegial com a certeza de que lá também não será diferente, mas é nesse momento que fica surpresa com um rival que surge para roubar o seu tão querido brilho: Arima Sôichiro. Claro que a ambiciosa e vaidosa Yukino não se contentaria em ficar em segundo lugar na atenção das pessoas, e começa uma disputa quase que apenas mental contra o brilhante estudante gênio. A dedicação de Yukino em erguer seu próprio ego é tanto que de fato supera qualquer genialidade, e sendo assim a garota se dedica ao máximo em superar as notas de Arima para assim retomar o brilho que sempre foi seu. Como conclusão de todo seu esforço, realmente ela consegue sobrepujar as notas do protagonista masculino, deixando ele em segundo lugar e retomando seu amado calor popular. A surpresa de Yukino é que ao invés de ganhar a antipatia de Arima, ela ganha sua atenção, que passa a demonstrar interesse por ela cada vez mais, até que declara seu amor para ela, que de pronto recusa e se sente definitivamente superior e inatingível, a garota vaidosa se sente no topo do mundo. Mas claro que todo anime precisa de um ponto de conflito para ter seu enredo em andamento, e é em um domingo que esse ponto surge! Com sua vestimenta relaxada e sua cara preguiçosa Yukino se despede de sua família e fica sozinha em casa, isso até que a campainha toque, correndo ela tem a certeza de que uma de suas irmãs esqueceu alguma coisa, e ao abrir a porta se depara com Arima, que acaba de descobrir seu maior segredo. Conclusão? Ela descobre outro segredo: Ele também tem outra face, e não é tão bonzinho quanto aparenta, e é assim que a relação cheia de altos e baixos do casal começa e é por esse caminho que o anime se desenvolve cheio de dramas e comédia.


O anime é do final do ano de 1998, já é de se imaginar que a parte visual dele não seja nenhum ponto de excelência quando comparado a obras atuais, porém, ao menos nos traços e design de personagens há sim um cuidado especial que nos garante um mínimo de conforto para assistir um anime de quase vinte anos de idade! Porém, a animação é bem fraquinha, pode vir a incomodar quem assiste, e os cenários de fundo são quase inexistentes. Porém, se precisamos de um frescor nessa parte técnica para te animar a assistir, eu preciso confessar um segredo: Se o anime não é lá essas coisas na parte visual e certamente não pode ser comparado com obras atuais, em questão de diálogos ele supera em muito grande parte dos animes recentes! Um pouco perdido nas referências, a obra se apoiou em uma solidez incrível nos diálogos e na narração. Enquanto muito dos animes atuais trabalham em uma linha da suposição e as vezes acabam caindo em um imperdoável fracasso ao introduzir informações básicas sobre os personagens, Kare Kano talvez por falta de referências não cometeu o mesmo erro, exibindo Sobriedade nas linhas de diálogo e passando informações mínimas com detalhismo, ajudando a criar uma sensação de proximidade com os personagens.

Yukino e Arima são a dupla protagonista, ou melhor casal, e sendo assim o grande tema da obra recaí sobre suas caracteristicas, cada um por si usa uma máscara por algum motivo da vida, ambos são vaidosos e gostam de ter a aprovação de todos ao redor, porém como já dito acima, nenhuma máscara dura para sempre, e é em um momento onde as máscaras estão para cair que os dois se conhecem, o peso que carregam acaba sendo também a substância que os liga. Como casal o anime é brilhante em introduzir e desenvolver a relação que como faz entender o título é cheio de motivos razões pessoais. Durante o anime há uma exploração sistemática do passado de cada personagem e seus sentimentos em relação ao presente, o backstory deles é aproveitado ao máximo e inevitavelmente nos faz considerar muito mais os sentimentos deles e seus motivos.

Esse anime é uma indicação para quem realmente gosta de drama e para quem realmente gosta de animes, afinal de contas você vai se meter lá atrás quando a produção de anime não era tão bela e cheia de moe quanto é hoje, é uma oportunidade interessante de conhecer como eram os animes perto de sua origem, secos de influência de outras obras da mesma mídia e com coragem de abordar temas hoje esquecidos e selados. Enfim, se gosta de romance e drama esse anime é perfeito, pois ele tem coragem de ir além do comum, uma oportunidade de conhecer um shoujo um pouco mais ousado!
Indicações da Semana 131 - Kareshi Kanojo no Jijou Revisado por Kouichi Sakakibara em quarta-feira, fevereiro 15, 2017 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.