Top Ad unit 728 × 90

Top 10 da Semana - #108 Melhores animes sobre Isolamento Social!

Anime: NHK ni Youkoso!

Fizemos uma enquete sobre animes com tema Melhores isolamento social, e os dez mais votados vão para nossa lista de hoje! Já procurou animes com Hikikomori para assistir? Ou quem sabe animes com NEET? Se está afim de conhecer, ou pensar mais sobre o tema, vamos lá que hoje vamos abordar ele totalmente!


1° No Game no Life

Isolamento Social nos animes
Isolamento Social nos animes e nos games.

Não é raro na sociedade ocidental a culpa para algum isolamento social cair sobre algum hobby, e os jogos são um dos maiores acusados por essa situação. Se isso acontece por aqui, lá pelo Japão a coisa vai bem além, e os animes, mangás, jogos e semelhantes são tratados com certa rejeição justamente por carregarem essa culpa, mas precisamos ser justos: Sempre há um real motivo, que leva a pessoa se isolar e os jogos, animes, filmes, séries ou qualquer outro hobby são apenas uma forma de escape da situação, e em No Game No Life, anime baseado em Light Novel de autor Brasileiro, segue justamente esse caminho.



2° Watamote

A Hikikomori sem solução, mas com vontade!
A Isolada sem solução, mas com vontade!

É claro que o isolamento pode partir da pessoa para a sociedade, mas também pode acontecer da sociedade para a pessoa, e aqui temos um caso ilustrando ambas as situações ao mesmo tempo. Tomoko não é lá um exemplo de pessoa sociável, ela sempre demonstra nervosismo em qualquer interação social, mas é bem de se observar que as pessoas a sua volta muitas vezes não facilitam para a garota resolver esse sem pequeno enorme problema. Tomoko trava uma verdadeira batalha contra a sociedade, ela quer ser popular, mas isso não é tão fácil assim. Anime com Hikikomori? Certamente Tomoko é a rainha desse tema!



3° Re-Life

O Hikikomori com solução
O Hikikomori com solução!

E se existisse uma droga mágica capaz de voltar a juventude e ajudar a corrigir os erros do passado que tornaram alguém um isolado da sociedade? É essa a proposta de Relife, que com seu protagonista Kaizaki Arata, trabalha o isolamento social e vem trazendo a proposta de uma segunda chance de vida, de forma fantasiosa mais que ao mesmo tempo busca abordar motivos e consequências do isolamento total na sociedade Japonesa.



4° OreGairu

O Isolamento Colegial
O Isolamento Colegial...

Oregairu trata um tema muito comum no Japão e não incomum aqui no Brasil: O Isolamento Social no colégio! Adolescentes não são fáceis de se lidar, isso é fato, mas fica ainda mais complicado de se lidar com eles quando você também é um, e é mais ou menos nesse clima que vemos a história de Oreigairu levar seu protagonista Hachiman a um isolamento de todo o resto de sua turma, até que uma professora o obriga a participar de um clube cujo o objetivo é ajudar os demais estudantes, sendo assim a interação com outras pessoas se torna obrigatória, e é assim que o problema de Hachiman começa a ser resolvido, mas lidar com pessoas também não é fácil.



5° Ano Hana

Um Neet com muita dor
Um Neet com muita dor!

Quando vamos falar de isolamento social, principalmente nos animes, dois são os termos que surgem na conversa, e um deles é NEET, um termo de origem na Inglaterra que acabou sendo muito usado no Japão. NEETse define por alguém que não trabalha, não estuda e basicamente não faz nada da vida, porém o isolamento não é tão completo quanto no caso do Hikikomori. Jitan, como normalmente é chamado o protagonista de Ano Hana, é exatamente um NEET! Apesar de seu contato com sua família e algum contato com algumas outras pessoas, ele prefere evitar a sociedade ao máximo. Essa postura do protagonista surge de um trauma do passado que acaba sendo o grande centro da trama. Jitan tem dificuldade enorme com o colégio, um ambiente que se sente mal, sempre sendo alvo de julgamentos e um lugar onde não é querido, de tal forma ele evita por muito tempo o colégio, se isolando e assumindo a posição de NEET.



6° Kuragehime

O Isolamento Seletivo
O Isolamento Seletivo

E quando o isolamento é simplesmente parcial? Pode ser um isolamento social que separa a pessoa, no caso personagem, de apenas uma parcela da sociedade, isso também é super normal, e muito abordado nos animes. Tsukimi, protagonista, vive em um apartamento restrito a mulheres, todas elas por algum motivo se afastaram da sociedade, então, apenas mulheres feias e desarrumadas são permitidas, qualquer pessoa que fuja a essa regra não é bem vinda na pequena sociedade formada por elas. O grande foco do anime é exatamente esse elemento, o Isolamento de uma parcela da sociedade, as dores que isso causa, e uma possível solução surgindo disfarçada.



7° NHK ni Youkoso!

Hikikomori, os isolados da sociedade
Hikikomori, os isolados da sociedade!

Nós havíamos comentado acima que dois eram os termos que surgiam atrelado ao Isolamento social nos animes um deles nós já pudemos conferir que é o termo NEET, e agora vamos falar do segundo termo, Hikikomori, já usamos ele aqui nesse artigo antes, mas você sabe o que ele significa? Define-se exatamente pelo extremo afastamento da sociedade, família, amigos e conhecidos, é tratado no Japão com muita sensibilidade, já que por lá isso é cada vez mais comum. A sociedade Japonesa é MUITO rígida, e já falamos disso aqui no blog antes, quando abordamos os relacionamentos lá da terra do sol nascente. O fato é que por cobrar muito das pessoas, a sociedade acaba jogando para sua margem aqueles que não são competentes ou por algum motivo não conseguem acompanhar o ritmo. Com um ritmo cada vez mais intenso, é comum que cada vez mais pessoas acabem na situação de Hikikomori. E nosso protagonista Sato Tatsuhiro está exatamente em uma situação dessas, onde acaba isolado da sociedade, mas por sorte é alvo de pessoas que querem o ajudar a retomar sua vida.



8° Neon Genesis Evangelion

O isolamento da alma!
O isolamento da alma!

Se quanto maior o peso, maior a chance do isolamento e negação de suas responsabilidades, imagine que pessoas acabam largando tudo por conta de reclamações no trabalho ou colégio, algumas até mesmo cometem suicídio, então somos obrigados a dar razão a grande negação de Shinji a sociedade, afinal ele é um adolescente com o mundo nas costas. A resposta mais natural para ele foi tentar evitar e se esconder do mundo, normal forma de tentar fazer suas responsabilidades deixarem de existir.



9° Sasami-san Ganbaranai

A garota Hikikomori
A garota Hikikomori.

Normalmente quando falamos de Hikikomori, cenas de quartos cheios de lixo e uma aparência desleixada, acaba vindo a nossa mente, e isso não é um fato absoluto, mas acaba por ser verdade na maior parte dos casos de isolamento absoluto, afinal de contas, não há motivação para as mais básicas ações cotidianas com objetivo de preservar a aparência e a boa imagem, sendo assim, eles simplesmente se negam a cuidar de si mesmos. E esse é o caso da garota Sasami, que isolada em casa passa a vida olhando a vida de seu irmão pelo sistema de monitoramento.



10° Rozen Maiden

O Neet com passado trágico
O NEET com passado trágico...

O isolamento social nos animes é comumente atrelado a um trauma passado, Sakurada Jun é um protagonista que se encaixa no significado do termo NEET, devido a um trauma em sua escola, ele decide que nunca mais pisará no lugar, e normalmente evita sair de casa, tendo contato apenas com sua irmã mais velha, que se esforça em tentar mudar a decisão de Jun. Como passatempo, Jun compra estranhos produtos pela internet, e devolve antes que o prazo de uma semana acabe, e assim ele leva sua vida até que uma estranha boneca surge em sua vida, e assim ele acaba saindo de sua zona de conforto.






Venha comentar sua opinião sobre o assunto, ou listar animes que poderiam também estar nessa lista! Os comentários são com vocês...
Top 10 da Semana - #108 Melhores animes sobre Isolamento Social! Revisado por Kouichi Sakakibara em segunda-feira, fevereiro 20, 2017 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.