Top Ad unit 728 × 90

5 Animes que Quebram os Padrões de seu Tema ou Gênero


Quem já viu muitos animes, ao bater o olho em uma proposta ou mesmo um gênero de anime, já imagina o que vai acontecer, como tal personagem vai ser ou se comportar, mas há animes que ignoram esses padrões totalmente e resolvem renovar sem perder a qualidade, e é uma pequena lista contendo alguns desses animes que vou mostrar hoje!


01. Ore Monogatari
Gênero: Romance
Episódios: 24

Ao ver as primeiras imagens desse anime, se imagina que o romance a se aflorar é entre a fofa garota e o típico jovem belo, cujo tem como amigo (e talvez segurador de vela) o enorme jovem que mais parece um adulto de trinta anos de idade do que um colegial, mas você está redondamente enganado ao ter essa impressão!

Em Ore Monogatari o segurador de vela é justamente Makoto, o jovem de aparência comum que é popular entre as garotas, pois o romance é entre Takeo (o gigante) e a garota Rinko.

Mas não, este não é um anime daqueles que podem ser classificados como bizarros e pronto, ele leva o romance muito a sério e a um pouco de piadas a cerca da aparência de Takeo comparado a sua namorada, Rinko. Spoiler? Não. Além dessa quebra nos padrões de character design, este romance se diferencia pelo fato do casal protagonista se formar bem cedo e o enredo se moldar na rotina deles como casal na companhia da vela do Makoto como amigo já de longa data de Takeo.

Conclusão
Gênero: Romance
Diferencial:

- Protagonista masculino do romance parece um guarda-roupa
- Casal formado bem cedo


02. Kuroshitsuji
Gênero: Suspense e Fantasia
Episódios: 24 + 12*
*Como eu disse no artigo de crítica informal sem spoilers sobre esse anime, a segunda temporada é algo que finjo que não existe e não faz diferença ser assistida ou não.

A obra, que se passa na Era Vitoriana, tem como protagonista Ciel, que possui 13 anos de idade, e que fez um pacto com um demônio chamado Sebastian para que a criatura o proteja e o ajude em uma vingança que planeja realizar contra um certo grupo de pessoas responsável por graves atos contra ele no passado. Sebastian toma posição de mordomo dele, o obedecendo sem interferir, mas com o acordo já claro de que, quando Ciel completar sua vingança, Sebastian levará a alma dele para si.

Olhando dessa forma, apesar de certos elementos bem sombrios nessa premissa, o que vem a mente são uma lista de animes onde uma criatura supostamente maligna e fria promete cooperar com o protagonista dizendo que um dia o matará, mas que acaba por se apegar e nunca cumprir o que diz, agindo como um protetor real, alguém que se importa (Natsume Yuujinchou e Ushio to Tora são apenas dois exemplos)... E aí que está o diferencial de Kuroshitsuji, Sebastian é um demônio com incontáveis séculos de vida, e Ciel não é nem a primeira nem a décima pessoa que já fez esse tipo de acordo com ele, por isso, Sebastian vai fazer apenas o que foi ordenado a fazer e, como um demônio digno, é verdadeiramente frio e cruel, não indo cair naquela velha história de se apegar com o protagonista, mas continuar fingindo que ainda deseja matá-lo de alguma forma (o que não é tão diferente de ser tsundere).

Conclusão
Gênero: Suspense, fantasia
Diferencial:

- Ser sobrenatural achegado ao protagonista, mas que não cairá no clichê de se apegar e fingir não se importar com a vida dele ao mesmo tempo;
- Uma obra muito sombria;
- Final fechado na primeira temporada, tornando a segunda obsoleta.


03. School Days
Gênero: Romance, horror
Episódios: 12

Este anime tem como origem uma visual novel, isto é, um jogo baseado em textos, e ao adaptá-lo a produção tomou como escolha uma rota nada típica das possibilidades do jogo de relacionamentos. Logo, este é um belo anime que pega o clichê do protagonista genérico, mas que por algum motivo todas as garotas têm interesse, e despedaça ele todinho, cuspindo e dando uma facada na barriga de brinde.

Não há mais que eu possa falar sem dar spoilers, contudo o fato de haverem dois gêneros praticamente opostos acima, que é romance e horror juntos, já diz muita coisa. Esta é uma obra muito odiada devido a isso, mas que para mim, que não gosto desse padrão de animes de romance, ainda mais quando têm elementos de harem, foi algo libertador, para mostrar o que aconteceria de verdade se tivéssemos um protagonista "indeciso", como na maioria das obras do tema por aí.


Conclusão
Gênero: Romance e horror
Diferencial:

- O fato de ser horror no gênero já não foi o bastante? Devo enfatizar o que eu disse sobre ser baseado em uma visual novel e os produtores terem escolhido animar uma das rotas ruins possíveis?


04. Subete ga F ni Naru
Gênero: Mistério
Episódios: 12

Já me deparei com muitos animes classificados como de "mistério", mas nunca encontrei nada no nível de Subete ga F ni Naru, que vai fazendo sua mente fritar para tentar entender a super bem armada trama (o que significa que é um anime terrível para quem gosta apenas de sentar e assistir algo super expositivo sem ter que pensar)

Normalmente os animes de mistério seguem algum tipo de investigador que vai vendo vários casos, sejam coisas sérias, envolvendo crimes, ou casos leves e cotidianos (estou falando de Hyouka com essa afirmação), mas esse anime focou os 12 episódios que teve em um mistério único e supremo, não poupando seus neurônios para tentar entendê-lo e nem de fritarem quando as perguntas vão sendo respondidas.

Conclusão
Gênero: Mistério
Diferencial:

- Anime de investigação focado em um único e complexo mistério;
- Minimo possível de facilidade para o espectador, o que o torna maçante e díficil de entender para quem não gosta de ter de usar concentração o tempo todo ao ver um anime.


05. Dr. Stone
Gênero: Aventura e Ação
Episódios: 12 (e segunda temporada confirmada)

O que poderia ser um shounen típico, mas que na verdade se revela um belo anime sobre ciência! O enredo básico é que em um dia comum, uma luz cobriu o planeta Terra inteiro e transformou todos os humanos em estátuas de pedra, mas após quase três mil anos, um jovem colegial com um intelecto de gênio conseguiu quebrar a casca rochosa e, tendo conhecimento que até parece ser iliminado, resolveu começar a reconstruir a sociedade a partir dos primórdios das ferramentas da Era das Cavernas até chegar a tecnologias complexas como antibióticos, celulares e foguetes espaciais.

Para começar Senku descobre uma fórmula simples, porém demorada de se obter, capaz de retirar a petrificação das pessoas e a utiliza em um amigo próximo dele a fim de ter ajuda nas questões que necessitam de força bruta. Claro que algumas das coisas mostradas são certa licença poética na ciência, e isso é o que mais quem critica esse anime usa de argumento, mas se for assim, 98% dos animes que não são meramente cotidiano devem ser criticados como ruins também.

Dr. Stone é um shounen diferenciado onde ao invés de combates, nós aprenderemos em detalhes do extremo começo como materiais naturais podem ser manipulados para levarem a um mundo tecnológico complexo como era antes da petrificação global.

Conclusão
Gênero: Aventura e Ação
Diferencial:

- Shounen sobre ciência, ou seja, focado em fórmulas e métodos científicos para se obter novos materiais e alcançar tecnologias que para nós hoje em dia são as coisas mais básicas do mundo.

✰✰✰

Estes são apenas cinco dos muitos animes que temos por aí que estão dentro de algum gênero ou mesmo proposta base, mas que saem da casinha e vão muito além, desviando dos clichês e trazendo experiências únicas!

Você conhece algum anime assim que eu não falei? Sinta-se a vontade para comentar!


5 Animes que Quebram os Padrões de seu Tema ou Gênero Revisado por Natalia Gomes em quinta-feira, agosto 06, 2020 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.