Top Ad unit 728 × 90

Artigo Aleatório 13: Censuras em Animes


Se você não é dos tempos das antigas e nem teve acesso a canais fechados que exibiam animes, deve estar pensando que a imagem acima é uma mera montagem, mas saiba que ela não é! Isso acontece no episódio 35, "A Lenda de Dratini", que até chegou a ser exibido nos já citados canais fechados do Brasil algumas vezes (eu mesma já assisti). 

Censuras Infinitas

Todo mundo que teve meios de chegar a meu artigo aleatório já deve conhecer algumas censuras de anime que são feitas pelos Estados Unidos, chegando a serem satirizadas até mesmo por outros animes, como por exemplo em Gintama, quando vendo que o professor aparentemente está fumando enquanto dá aula, um aluno reclama e recebe a resposta "Isso é um pirulito! Está saindo fumaça porque estou o lambendo muito rápido!". Acho que ele comprou esse pirulito na mesma loja de Sanji de One Piece compra os seus...

Foi tão mal feita a censura que nem tiraram a fumaça subindo! (daí vem a piada)

As Mais Comuns

As censuras mais comuns são em ferimentos, o que gera aquela ideia de que o personagem apanha com uma barra de ferro na cabeça por dez minutos e não sangra nem um pouco, coisa que na maioria das vezes é culpa dos americanos que "limparam" o personagem. Dragon Ball claramente é um exemplo destas censuras, também possuindo cortes de pequenos segundos durante as lutas que eliminam golpes dados quando o inimigo está caído indefeso por exemplo ou outros ataques que podem ser considerados humilhação. 

Uma censura também muito presente é nas garotas, sempre retirando a maior parte dos decotes e diminuindo o busto delas. 


 


Por que, Tio Sam? Por que?

Mas eu não estou aqui hoje somente para falar sobre estas censuras que em algumas vezes podem ser ridículas e sem explicação (se a obra tem o bastante para ter que ser cortada e modificada para crianças, então seu desenvolvimento geral também não é feito para elas), estou aqui para apontar o quanto os americanos são hipócritas com isso.

Por que uma carta de Yu-Gi-Oh não pode conter uma moça de biquíni (coisa que toda criança que for na praia pode se deparar) e todas as figuras heroicas femininas deles têm poucas roupas e geralmente uma quantidade de busco que eles costumam diminuir? Acho que o motivo disso e de absolutamente todo o texto que estiver escrito em um anime ser modificado para inglês são os mesmos... Que seria algo como "O que é de fora é ruim e vai poluir nossas crianças. Então vamos santificar o que está errado e mandar os créditos para nós mesmo". 

Mulher Maravilha e Fogo, ambas da Liga da Justiça

Não estou generalizando ou nada assim, não tenho nenhuma birra pelos Estados Unidos, mas mesmo assim acho muito estranho essa questão, que para mim só pode esse motivo ou talvez simples ódio que eles têm pelos outros países independente de como seus atos parecerem. 

Às vezes até mesmo a pessoa que apresenta o programa que vai mostrar estes animes tem um decote maior do as personagens (nem sempre programas matinais disso são apresentados por crianças). 

Mas há Censuras Corretas Também!

Nem toda censura é tosca e desnecessária, algumas delas são bem-vindas, especialmente as de Pokemon. Começando a citar pelo episódio da primeira imagem do tópico, okay, é uma arma apontada para uma cabeça, qual o problema? O problema é que o público alvo deste anime é de crianças de quatro a dez anos, nós gostamos de Pokemon porque somos marmanjos nostálgicos, mas ele é para crianças, não deviam haver armas apresentadas daquele jeito... E muito menos uma referência nada suave que foi Meowth aparecer vestido de Hitler neste mesmo episódio (tinha dado a louca nos produtores esse dia!). Esse episódio foi banido e não é mais exibido!


Outro episódio banido foi o 18, onde James se veste de mulher para um concurso de roupas de banho. "AH, HOMOFÓBICOS", né? Foi o que pensei também, mas aí vi o episódio (que só existe em japonês) e percebi que tiveram razão em bani-lo. James aparece de biquíni com um corpo de mulher e seios enormes, até então tudo bem, ele sempre deu sinais XD Mas então ele passa metade do episódio apalpando os próprios seios e fazendo referências a eles de forma mais Ecchi que muitos animes por aí, certamente nada que eu gostaria que meu filho de três anos assistisse fosse James mulher de verdade ou não.

Mas claro, considera-se adequadas em relação à opinião dos pais da criança, o que não é motivo para privar a liberdade de um autor, que pode mostrar em sua obra o que ele bem entender por ser dona dela.

Igualdade?!

O ponto que quero defender aqui é a maneira com que as coisas não são feitas de forma justa, censurando-se uma coisa que é exatamente a mesma que eles mostram na TV deles, o que deixa as dúvidas:



Porque o Pica-Pau aparece com essa aparência nada sugestiva e pode dizer "Eu sou um diabo necessário"  (sim, ele fala isso claramente, assim como está legendado em inglês ali) e um pentagrama não pode estar na imagem de uma carta de um jogo que criancinhas não vão saber jogar de qualquer forma?


A cena da esquerda é de Yu-Gi-Oh, sendo do momento em que capangas do Pégasos invadem o local onde Kaiba está e apontam armas para ele... Bem, na cena censurada eles apontam o dedo! O que fica grotesco quando você considera que eles ficam conversando cinco minutos com o dedo apontado para a cara do Kaiba. 

E na cena da direita temos o personagem de nome Vigilante pertencente à Liga da Justiça, que usa duas .38 e que não hesita em atirar nos inimigos.


Por que Bart pode aparecer como veio ao mundo na TV e o Goku enquanto bebê não? Pode-se considerar que Os Simpsons não foi feito para crianças, mas ele passa ao meio-dia geralmente, o que é um chamariz óbvio para crianças que estão almoçando e querem ver televisão.

Para Finalizar...

Algumas censuras interessantes que você devia buscar é sobre as de cartas de Yu-Gi-Oh, basta usar o Google ou Youtube e digitar "Censuras em Yu-Gi-Oh" ou "Cartas Censuradas de Yu-Gi-Oh" e virão vários vídeos ou tópicos que mostram a quantidade infinita de cartas que foram modificadas pelos Estados Unidos.
  
Bem, este foi o tópico aleatório desta semana! Tem alguma dúvida, acréscimo ou sugestão? Comente abaixo! Gostou do artigo de hoje? Comente também para que eu veja que você gostou e continue!





Artigo Aleatório 13: Censuras em Animes Revisado por Natalia Gomes em quarta-feira, fevereiro 04, 2015 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.