Top Ad unit 728 × 90

WWW.Working!! – O (ainda mais) absurdo do cotidiano


Este artigo é considerado uma continuação da publicação a respeito de Working!!. É recomendável ler o primeiro para uma melhor compreensão deste.

Após ter assistido Working!!, acabei me apaixonando por slice-of-life. Infelizmente é um gênero que muitos acabam desvalorizando por dizerem ser monótono e até mesmo, chato, mas creio que assim como tudo neste mundo, sempre temos exemplares ruins de determinado tipo de conteúdo. Tanto que, não é à toa que WWW.Working!! foi uma das comédias mais bem sucedidas do ano passado.
WWW.Working!! é o spin-off da primeira animação. Mais uma vez feita pela A-1 Pictures (que inclusive muitos dizem que suas obras dependem muito do diretor, mas não lembro de ter visto um anime deles mal animado), conta a história de um outro restaurante da franquia Wagnaria, com funcionários ainda mais estranhos que o anterior. No primeiro episódio, nos é apresentado Daisuke Higashida, um estudante que está procurando emprego devido a demissão de seu pai. Assim, ele entra em contato com Kenichirou Sakaki, o gerente do restaurante, que o contrata sem nem levar em conta a falta de experiência dele, o que contribui para a visão negativa que Hana Miyakoshi já tem dele. Ela é uma garota extremamente dedicada ao trabalho, porém de um temperamento forte e que possui problemas com as notas da escola. Logo, não demora para saírem as primeiras tensões entre Miyakoshi e Higashida.

Aqui vemos os personagens, da esquerda para a direita: Kouki, Kouno, Sakaki (com a filha de Kisaki no colo), Shindou
Adachi, Higashida, Miyakoshi, Muranushi, Kamakura, Kisaki, Yanagiba e Nagata
Temos também, como cozinheiros Masahiro Adachi e Takuya Kouno. O primeiro é um rapaz extremamente inseguro, que possui sentimentos para com sua colega Sayuri Muranushi, que sempre que sorri amedronta as pessoas, o que faz com que ele ache que seus sentimentos são alguma espécie de maldição. Já Kouno é o fanfarrão doo restaurante, que gosta de sacanear seus amigos. Muranushi é uma garota que não costuma demonstrar expressão alguma, e que supostamente, vê pessoas “invisíveis ao olho nu”, isso pois ela não acredita em fantasmas. Também temos Shiho Kamakura, uma garota rica que apenas trabalha no Wagnaria para atormentar Yuta Shindou, um rapaz cuja família está endividada com a de Kamakura, por isso o rapaz possui vários empregos, come sobras do Wagnaria, assim como é constantemente maltratado pela menina. E por fim, vemos Kisaki Kondou, uma universitária, que simplesmente se nega a fazer qualquer esforço pelo restaurante, e que ao ser intimada sempre realiza questões de um nível intelectual alto, e Kouki Sato, um garoto que embora de família japonesa, foi criado a vida inteira nos EUA, e não fala quase nada da língua nipônica.
Bem, de cara já se percebe que o spin-off consegue trazer personagens diferentes daqueles do primeiro anime, o que é bem louvável. Apesar disso, alguns deles cumprem função parecida com a de certos personagens anteriores. Como por exemplo, Kisaki lembra um pouco Kyouko, pelos episódios iniciais insistirem na piada dela não trabalhar, assim como Sakaki possuir trejeitos e sofrer com seus empregados de forma muito semelhante a Otoo (gerente do Wagnaria de Working!!). Miyakoshi, apesar de bem diferente, também possui uma relação com Higashida semelhante à de Inami e Takanashi. Mas isso não incomoda, pois, as piadas em relação aos arquétipos dos personagens variam bem mais do que no anime original, assim como alguns são um pouco deixados de lado (vou falar sobre isso mais a frente no texto...).

Aqui vemos um típico homem aterrorizado...
WWW.Working!! possui muitas diferenças em relação ao seu predecessor,  Working!!. Principalmente em relação a não possuir um caráter episódico, como o primeiro, tendo uma história mais linear, dando mais destaque ao desenvolvimento da relação dos personagens (tanto que os romances são resolvidos muito mais rapidamente). Isso não é algo ruim, e nem melhor do que no primeiro, apenas diferencia ele de sua série original.
O caráter das cenas cômicas, assim como o tempo delas também foi alterado. Primeiramente, aquele humor mais “kawaii” é deixado de lado aqui, dando lugar a um non-sense bem mais forte, tendo até mesmo algumas cenas um pouco mais ousadas (como quando Shindou joga Kamakura na mesa para se declarar a ela). O anime também possui mais variedade em relação a comédia. Ao invés de Working!!, que insiste na repetição de situações, WWW.Working!! tenta surpreender um pouco mais, mesmo que ainda repita as mesmas piadas mas de um jeito diferente (como quando o cartão da poupança de Miyakoshi é dado por Higashida a mãe dela).

O quotidiano de Kamakura e Shindou
O romance também é mais concreto. Como disse, os conflitos são resolvidos mais rápido, tanto que ao final do anime vemos 3 casais sendo formados, e nada daquela mania que se tem nos animes de não mostrar o casal sequer se beijando.
Mas uma coisa que me incomodou muito em WWW.Working!! é que seus personagens vão ficando um pouco de lado. Uma das qualidades do primeiro anime é justamente dar um destaque humorístico a todos os personagens, com nenhum dos funcionários do Wagnaria sendo elevado exageradamente sobre os outros. Em sua sequência, isso não ocorre. Como disse anteriormente, isso ocorreu com Sakaki, assim como Kouno, e Kouki, que foram perdendo espaço, aparecendo muito pouco no final da série (sendo que eu adorava as cenas do Kouki). Creio eu que eles não conseguiram manter os personagens interessantes ao longo do anime, principalmente Kouno, que nunca foi um personagem lá muito engraçado.

Infelizmente, os parentes de Higashida não possuem tanto
destaque como aqueles de Takanashi em Working!!
Mas apesar disso, eu gostei muito dos personagens deste Wagnaria. Além de serem originais, como já disse, a relação entre eles também é bem-feita. Eles não são tão bem unidos como no anime anterior, mesmo porque apenas uma temporada não seria o suficiente para isso, mas alguns personagens chegaram a superar seus predecessores. Pessoalmente, meus preferidos são a Kamakura, o Shindou, e a Miyakoshi.
Finalizando, acho WWW.Working!! uma comédia que faz jus ao seu sucesso. Se é melhor ou pior que Working!! eu já não sei, mesmo porque não teria como eu dizer isso deixando de lado o lado sentimental que o anime original me desperta. Ainda assim, muito provavelmente você vai se pegar rindo ainda mais vezes do que na primeira vez.
 
Miyakoshi costuma fazer chocolates, inspirada por sua
mãe, que é uma cozinheira íncrivel...

...e este é o resultado.

Bônus:

Acho meio sem-sal a abertura do anime, mas gosto muito do encerramento. Fica aqui o vídeo para que vejam ele (vejam em 480p para uma qualidade melhor):


WWW.Working!! – O (ainda mais) absurdo do cotidiano Revisado por Unknown em sábado, maio 06, 2017 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.