Top Ad unit 728 × 90

O que é Obon? 4 fatos sobre o Obon!



O Obon nos animes!


Aposto que você ficou curioso sobre o que é Obon; afinal com raríssimas exceções, todos os Otakus que conheço tem um grande apresso pela cultura Japonesa, e essa data é uma das mais importantes do Japão; nesse texto tenho certeza que você antes do fim vai dizer "Ops, eu já vi isso em um anime!"; vamos a lista de Obon antes que ele passe!


1° O que é Obon!?



Obon é um dos principais feriados japoneses, e acontece do dia 13 até o dia 15 do mês de agosto, durante esse período os japoneses seguidores do budismo acreditam ser a data onde os espíritos podem retornar a terra. E eu tenho certeza que você já viu essa data centenas de vezes nos animes; sério, pare e pense bem! No meio do verão o protagonista tem a difícil missão de convidar sua amada para um festival em meio a agosto; esses são os numerosos festivais que ocorrem durante o Obon! Podem até dizer que Obon é semelhante ao nosso feriado de finados, só que é mais bem feito e com importância mais relevante.


2° Lanternas nos rios; nunca deu certo nos animes...

Obon nos animes

Um dos costumes do Obon é no último dia, conhecido como "tooro nagashi", dia que marca a despedida aos espíritos de volta a seu lugar de descanso, nesse dia os japoneses costumam colocar aquelas lanternas japonesas nas águas dos rios para que os espíritos possam as seguir e encontrar o caminho para a paz; curioso é quando nós assistimos Jigoku Shoujo Futakomori, onde os espíritos estão sendo guiados ao inferno pelas lanternas; ou quem sabe o festival semelhante que acontece em Higurashi No Naku Koro Ni, onde os personagens lançam algodão nas águas dos rios; mas bem, você que viu o anime já deve saber, sempre termina mal esse dia...


3° A dancinha da sacerdotisa! Bon Odori!

Obon nos animes
Anime: Tsuki Ga Kirei
Nessa época é comum a apresentação de danças ritualísticas com o objetivo de ajudar na purificação dos espíritos que supostamente estão sobre a terra; essa crença nasceu aparentemente a partir de Mokuren, um monge que ao ser atormentado pelo espírito de sua falecida mãe, foi orientado a buscar boas ações para enviar o espírito ao lugar certo; dessa forma nós vemos nos animes as dancinhas que são simulações de importantes trabalhos como a pescaria ou a mineração, tudo em danças bonitas e bem articuladas; alguns animes como Kamisama Hajimemashita acabam usando essa dancinha como uma forma de exorcismo; viu? Você conhece mais do Japão que imagina! A dancinha teve origem quando Mokuren alcançou seu objetivo de livrar do sofrimento a alma de sua mãe, então ele começou a dançar de felicidade e todos os demais monges seguiram ele na dancinha que virou hit e é copiada até hoje!


4° A origem do Obon!


Mokuren era segundo a tradição budista, um monge que se destacava muito em suas habilidades espirituais; um protagonista; e por assim ser, podia viajar entre as dimensões espirituais, sua curiosidade o levou a buscar pelo lugar de descanso de sua finada mãe, e por se tratar de uma pessoa supostamente muito bondosa, ele esperava a encontrar junto a Buda ou mesmo no Nirvana; mas para sua surpresa se encontrou com ela no Gaki (No colo do Hozuki); Gaki é uma espécie de inferno Budista, e se você já assistiu Hoozuki No Reitetsu sabe muito bem como o lugar consegue ser perturbador (e engraçado, o anime é de comédia oras). Ah, a conclusão: para tirar ela da penúria que o atormentava, Mokuren decidiu buscar um método de purificar o espírito, e a forma encontrada resultou no Obon que após muitas mudanças e adaptações se tornou no que hoje é praticado no Japão, uma série de festivais convenientemente alocados bem nas férias de verão para todos poderem curtir!



O Animes Tebane também é cultura! Conte-nos abaixo o que achou do Obon, e o que mais você sabe sobre ele!


O que é Obon? 4 fatos sobre o Obon! Revisado por Kouichi Sakakibara em segunda-feira, agosto 14, 2017 Nota: 5
Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.