Top Ad unit 728 × 90

Crítica Informal Sem Spoilers - Kuroshitsuji


Eu já contei sobre a vez que eu quebrei a cara ao finalmente ver Re:Zero achando que ia ser mais uma história de mundo RPG com garotinhas clichês, e agora vou contar da mesma experiência que tive ao ver Kuroshitsuji.

Ao ver qualquer imagem desse anime, você olha para a cara do Sebastian e pensa "É um anime de bishounen, o cara é um Zé Perfeição feito para as garotas amarem e etc". Eu pensava assim também, por isso passei muito longe de Black Butler (como também é conhecido) por anos, até que respirei fundo e fui com a cara e a coragem... Quebrando a cara mais uma vez sobre preconceitos errados. 

Como que isso não vai fazer qualquer um pensar que é apensa uma obra besta para fãs de Yaoi!?

A base do anime já quebra essa impressão; Ciel, de apenas 12 anos de idade, mas que é senhor de uma mansão e único dono de uma fábrica de brinquedos milionária, fez um pacto com um demônio chamado Sebastian, que o servirá em tudo que ele precisa com a encenação de ser seu mordomo até que seu pedido (vingança) tenha sido concretizado, e quando isso acontecer, Sebastian tomará a alma do garoto.

Quando me vi diante da proposta, pensei que Ciel seria uma criancinha, mas me vi enganada; Pensando em seguida que então ele seria o espertão maduro, mas também me enganei, o personagem é completamente natural à idade que tem em relação a época que se passa o anime e as experiências horríveis que viveu, não hesita em ser muito cruel, mas às vezes as situações podem o deixar em pânico, afinal, apesar de ser muito inteligente e frio, ainda é uma criança; Pensei também que Sebastian ia acabar naquela de gostar da companhia do Ciel e fingir estar só o servindo por causa do pacto por não querer admitir isso (como uma Tsundere), o que também me vi enganada. 


Sebastian é um demônio de fato, é dissimulado, faz charme justamente para atrair a atenção de inocentes, não faz uma vírgula a mais pelo Ciel que não seja o que está no pacto pela alma dele, não acha nenhuma vida especial e seu mestre atual é apenas mais uma de milhares de alma que ele já comprou por seus serviços em centenas de anos de vida. 

Sim, há momentos em que o Sebastian fala de forma suave demais e se aproxima com essa expressão de bishounen que há em imagens dele por toda a Internet, mas depois de conhecer a obra, ao invés de achar isso sugestivo, ao invés de ficar enojado ou animadinho, você fica é tenso...
 
Mas miga, não vê que ele só tem olhos para sua alma!?

... Pense comigo, ele pega almas há milhares de anos, Sebastian é "tão perfeito", fala de forma que a maioria das garotinhas adoraria ouvir e etc como uma máscara para gostarem dele, para acharem que é bom negócio, para invejarem ou quererem ficar perto, mas ele é um demônio, e no caso desse anime não é apenas um título, ele tem a frieza, o carisma e a falsidade impecável de um, o que te faz ter na verdade medo quando ele chega pertinho para falar com alguém e calafrios só de imaginar essa coisa fazendo isso com você.

O que é o que é, foi serrado ao meio de fato no anime? (Dica: não era uma árvore)

O anime possui combates violentos, algumas sacadas cruéis e aquele clima formal de Era Vitoriana (afinal, o enredo se passa em Londres nessa era) que é bem interessante de observar por ser pé no chão. Um ponto maravilhoso é que nem as atitudes do Sebastian e nem as do Ciel são forçadas, estou falando daquela pose de "hahaha olha o quanto eu sou mau" que, convenhamos, é muito ridícula.

A Segunda Temporada Que é Melhor Ignorar!

Kuroshitsugi possui três temporadas, a primeira com 24 episódios, a segunda com 12 e a terceira com 10, PORÉM eu só vi a primeira temporada e vou explicar por que indico todo mundo a fazer o mesmo, ou ao menos nunca ver a segunda: 


A temporada 2 e 3 são atemporais, não sequências, elas apenas contam mais história para quem ainda quer ver mais da obra. Quando eu terminei de ver a primeira temporada, fiquei com o pé atrás, pois o anime fecha totalmente ali, então eu já sabia que as outras seriam só extras, além disso eu já tinha ouvido muito gente xingando a segunda temporada, por isso fui pesquisar se valia a pena vê-la ao invés de fazer e acabar sujando a obra perfeita que eu tinha acabado de finalizar.

Um comentário de um americano em um fórum foi o que me fez nunca ir atrás dessa temporada sem nunca me arrepender, ele disse: Para um homem hétero que não apoia relações entre adultos e crianças, a segunda temporada só vai servir para irritar e também destruir o respeito que você criou pela primeira temporada.

Outro americano também estava dizendo que a segunda temporada foi confusa, pulou fora das "regras" do que a primeira temporada definiu, não existe nenhum pedaço do que acontece ali no mangá e transformou o Ciel na Bella do Crepúsculo.


Ou seja, fica o alerta. Se você pensou que o anime fosse um Yaoi com Bishounens e por isso não viu até hoje, não veja a segunda temporada, pois elas foram feitas basicamente para atender as fantasias dos fãs que estavam shipando todos com todos na hora e não tem valor nenhum para quem viu a primeira temporada e gostou, já que está mais divergente em contexto em relação à primeira temporada do que uma fanfic malfeita. 

Concluindo: Se você viu a primeira temporada, amou e não é fã de Yaoi nem Bishounens, não veja a segunda, finja que ela nunca existiu. Mas se você gosta dessas coisas ou não se importa e vai ver mesmo assim, espere muitos meses (ou até anos) após acabar de ver a primeira temporada para pegar essa segunda, dessa forma não vai reparar tanto nas inconsistências e acabar só se frustrando.

E Book of Circus, a terceira temporada?

A terceira temporada se trata de Ciel e Sebastian investigando o desaparecimento de algumas crianças, o que novamente é atemporal, um extra de Ciel e Sebastian, mais tempo de tela para quem ainda quer mais, porém eles não fizeram aquele show de palhaçada da segunda temporada, voltaram a si e ao invés de termos uma temporada filler, temos agora um arco que veio do mangá. 

O clima sério não predomina 100% do tempo em Kuroshitsuji, há momentos de alivio cômico que dá para rir

O arco em que a terceira temporada se baseia apareceu de forma mais curta na primeira temporada, acabando no episódio 15, mas Book of Circus se foca nele com maiores detalhes por ser apenas focada nisso.
 
Mesmo sem a palhaçada, nem tudo são flores! Há algumas inconsistências entre como aconteceu quando o arco foi mostrado na primeira temporada e em como foi apresentado no Book of Circus, algumas que se você não acabou de ver a primeira não vai perceber, e outras que são graves, como a importância/aparecimento de alguns personagens em meio a essa trama. 


Falando direto ao ponto: A terceira temporada vale a pena porque pega um pouco mais a fundo o passado do Ciel, porém tem seus erros de consistência com a primeira temporada e para quem ainda está com a memórias fresca, algumas sequências podem ser chatas por serem de algo que você já viu e está sendo obrigado a rever. 

Então a dica é que se você for ver, veja Book of Circus muito tempo depois de ter visto a primeira temporada, pois assim não vai manchar a finalização grandiosa dela e nem te entediar mostrando algumas coisas que você ainda lembra com perfeição. 



Nunca vi a terceira temporada porque a primeira foi tão bem do começo ao fim para mim que nunca vi a necessidade, mas não descarto a possibilidade de vê-la um dia se eu estiver com saudade do anime e não estiver a fim de rever a primeira temporada ao invés disso.

Mais Extras!

A obra possui alguns OVAs e também um filme chamado Kuroshitsuji Book of the Atlantic. As críticas sobre o filmes estão são bem positivas, parece que acertaram muito bem em tudo. Eu não vi porque não costumo ver filmes de anime mesmo, salvo os de Dragon Ball, mas de tudo que andei lendo, parecendo que o maior alerta é NÃO veja os trailers do filme! Isso porque os trailers contam demais querendo surpreender a atrair o público para ver, e isso estraga o impacto de cenas clímax por terem sido spoiladas no trailer. 

Trailer dando spoiler. Sério isso?

Além disso o filme segue em sequência do que foi mostrado em Book of Circus, sendo assim seus acontecimentos partem do mangá e há fatos interessantes sobre o passado dos personagens, além da premissa maior de muitas surpresas.


Considerações Importantes Resumidas: 
- Sem Ecchi/Fan Service (primeira e terceira temporada);
- Mangá lançado no Brasil (pela Panini);
- Combates e cenas sangrentas;
- Personagens realistas, atos e costumes de acordo com a Era Vitoriana;
- Nada de poder da amizade e solução milagrosa;
- Anime muito bem fechado (primeira temporada);
- Mangá ainda em lançamento;

- Segunda temporada: Sem consistência que até parece outro anime. Irrelevante, pelo contrário, cuja não vale a pena ser vista. Cheia de Fan Service.
- Terceira temporada não tão relevante assim (devido ao fechamento perfeito da primeira) e com um pouco de inconsistências, útil para quem viu a primeira a muito tempo, está com saudade, quer alguns detalhes a mais sobre a trama e não quer literalmente rever a primeira temporada de novo;
- Apesar da primeira temporada não ter fan service, há algumas cenas de comédia, uma ou duas apenas, zoando justamente isso cujas se sua mãe entrar no quarto quando estiver passando, vai te espancar quando não é nada disso na verdade.

Crítica Informal Sem Spoilers - Kuroshitsuji Revisado por Natalia Gomes em sexta-feira, agosto 24, 2018 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.