Top Ad unit 728 × 90

Análise de Animes #3 - Another


Esse artigo será uma análise mais profunda que todos os demais artigos que nós estamos acostumados a postar, e vocês leitores amados e fieis a ler. Analisaremos animes que já tem outros artigos aqui, ou que não tem, realmente não vou seguir o critério de tentar manter sempre inédito, pois isso dá realmente um grande trabalho após tantos artigos postados... Além do que, alguns animes merecem ser falados varias vezes...
                                                                        ***
Novamente o artigo era para ser ontem, mas como demora ser feito, foi novamente arrastado para hoje...Bom, posso dizer que dessa vez o anime escolhido é Another, um anime que gosto de mais, e já assisti ao menos 20 vezes, sem nenhum exagero, quem sabe até mais.


"Vocês ouviram falar sobre Misaki?
Da sala 3 do 9° ano.
Aconteceu há 26 anos.
Ela era popular desde o ginásio.Era esperta, bonita e tinha uma ótima personalidade.
Por conta disso era amada entre professores e alunos.
Mas logo depois de iniciar o 9° ano, ela morreu.
Todos ficaram chocados, até que um dia alguém disse:
Misaki está ali, ela não está morta!
Era apenas uma encenação.
Depois desse momento, toda a sala passou a agir como se ela estivesse lá.
Mantiveram a farsa até a formatura.
Até mesmo incluíram seu lugar na formatura.
Séria ótimo esse tudo terminasse assim...
mas o resto da história..."


Anime escolhido: Another
Ano de lançamento:
2012
Gêneros:
Colegial, Mistério e Horror.
Artigos sobre:

Critica de Personagem

Referencias:

Indicação de Mangás
Ícones De Animes
Indicação de Horror
5 Prints de animes - Poses estranhas
5 Prints de Animes - Referencias de Animes Em Animes
5 Prints de Animes - Lindos Cenários
Top 10 - Personagens desenhistas
Top 10 - Animes Mais Violentos

Wallpapers do Anime: 1-2




Já viu esse anime? Acho que se não viu, talvez seja uma boa ideia ir com calma nesse artigo,pois vou falar de tudo, uma verdadeira análise completa!




Enredo:
Hoje lhe convido à mergulhar em outra realidade.
Estamos no ano de 1998.
Você é um garoto de 15 anos de idade. Sua mãe morreu no dia em que você nasceu. Seu pai é um professor que atualmente está fora do Japão a trabalho, e você foi enviado para a casa de seus avós, a cidade natal de sua mãe, para estudar em uma pequena escola, da pequena cidade de Yomiyama. Devido
a alguns fatores, você acabou estreando sua estadia na cidade, indo para um hospital. Agora em recuperação, você tem a tarefa de se adaptar na pequena cidade, e em sua nova escola. Porém sua atração pelo que é místico e oculto lhe faz conhecer Misaki Mei. As duvidas começam a surgir, e sua curiosidade sempre acaba lhe atraindo para o lado do perigo eminente. Aos poucos você descobre alguns pequenos fragmentos de uma história local, sobre uma pessoa de nome Misaki, que havia estudado na mesma classe 3, que agora você estuda. Essa pessoa havia morrido em um acidente, e como era popular, seus amigos não aceitaram a morte. Diz tal lenda, que todos da classe de Misaki, começaram a fingir que estava na sala, mesmo após sua morte. Algum tempo depois, na formatura daquela classe 3 do Nono ano, uma foto foi feita, e nela Misaki estava.
Certamente para um fã de terror, o oculto da história é o que atraí, e para você, recém chegado na cidade e na escola, o mais importante é ligar tal história a realidade preocupante que vê diante de seus olhos. Aos poucos os fatos vão se ligando, e quando percebe, você está preso em uma calamidade. Um jogo onde a morte dá seus passos lentamente, levando aqueles que deseja de forma extravagante. A morte está ligada a classe 3 do nono ano. A sala está muito perto da morte. A cada mês algumas pessoas vão morrer. Alunos e parentes até 2 níveis e que estejam dentro da cidade de Yomiyama estão abaixo dessa maldição.
Não há um inimigo. A morte é apenas um fenômeno, assim como um terremoto, ou um furacão. Não há com o que lutar. Nesse desesperador cenário, quais decisões você tomaria?



Personagens:


Hoje, apenas 3 personagens. Os demais eu preferi não falar sobre nenhum. Mesmo que eu falasse, estaria enrolado você leitor com informações óbvias e raras, que qualquer mero espectador poderia notar sem ver nem ao menos uma segunda vez.

Sakakibara Kouichi
Podemos ver Sakakibara como simplesmente comum.
Um estudante calmo, que busca sempre amizades novas, se interessa por arte. Podemos ver ele como um protagonista até diferenciado devido a sua simplicidade.
Sakakibara é fã de ocultismo e terror, adora ler todo de livro de terror, e durante o anime demonstra ter uma preferência bem culta para os livros que escolhe para ler.
Logo no inicio do enredo, conhecemos o fato de que Sakakibara está doente, ele tem pneumothorax, uma doença que atinge o pulmão, o deixando um tanto quanto debilitado. Devido a essa doença, vemos durante o enredo Kouichi demonstrar algumas limitações. Vamos admitir que fugir da morte sem poder correr é muito trágico...

Kouichi é talvez o personagem mais responsável do anime, apesar de não parecer, ele é muito adulto. Decide tudo por si próprio, tenta não dar trabalho a ninguém. Podemos perceber com facilidade essa característica do personagem em dois momentos do enredo. O primeiro é durante um intervalo de aula, quando está almoçando junto com Misaki. Enquanto ela revela não conseguir cozinhar nada, e diz que "É normal uma criança não saber cozinhar" Vemos Kouichi ir na contra mão respondendo que sabe cozinhar até que bem.
O outro momento é quando ele conversa com Ritsuko a cerca de seu futuro, demonstrando uma preocupação adulta e realista, entre seguir uma faculdade lucrativa, ou uma que goste.


 

Misaki Mei:

Vemos de inicio Mei tentando fazer "Cosplay" de Dandere. Para você que não conhece o termo, e tem preguiça de ir no nosso dicionário otaku, vou resumir para você o significado. Dandere é uma personalidade de garotas de anime, que podemos dizer que é bastante clichê. Se trata daquelas garotas quietas e sem emoções, que mostram frieza até em seus olhares.
Essa é a Misaki Mei do inicio do anime. Porém ela é o que ela mesma admite depois "Uma criança". Ela é infantil. Ela não é como personagens de outros animes que trancam a própria emoção. Ela perdeu a irmã que era sua melhor amiga. Tem dificuldades em se aproximar de outras pessoas, mas ao ver a oportunidade de ficar próxima de Sakakibara, ela começa até mesmo a abrir mão de seu papel de inexistente. Vemos sua personalidade infantil presente em varias partes do anime. Para provar esse fato, vamos lembrar do episódio 5 onde Mei convida Sakakibara para ir até sua casa: Logo de inicio ela abre uma cortina revelando um elevador, e diz "Aposto que não imaginava que tinha algo assim aqui!" E saí com um ar de superioridade por ter um elevador...
Durante o enredo vemos chover exemplos dessa personalidade retraída, porém infantil.

Pouco sabemos sobre Mei, a não ser o que ela mesma deixa que saibamos: Seu passatempo é desenhar, tendo um grande talento, e pertencendo anteriormente ao clube de artes da escola. Sua mãe se chama
Yukiyo Misaki, conhecida como Kirika, e é uma artista excêntrica que faz bonecas macabras, e por conta dessa influencia, Mei também gosta de bonecas. É claro que mais tarde descobrimos que Kirika é mãe adotiva de Mei.

Mei tem um passado complicado, além de perder sua irmã que morreu devido a uma doença, também ficou próxima da morte, quando fez uma cirurgia para retirar um rumor em seu olho direito, e devido a isso seu olho direito é um olho de boneca. Olho que mais tarde se mostra muito útil, conseguindo ver "A cor da morte"


Akazawa Izumi:
Difícil falar sobre esse personagem. Assim como os demais personagens secundários, ela não foi muito explorada, talvez por se tratar de um anime com 11 episódios e muito enredo para mostrar em pouco tempo!
Akazawa Izumi demonstra ser muito responsável, e logo de inicio percebemos que ela tem um cargo um tanto quanto excêntrico dentro da classe 3. Izumi tem o dever de criar e preservar as medidas preventivas contra a calamidade que se abate sobre a classe 3.
Mas ela apenas demonstra responsabilidade, no fim entendemos que fica subentendido que ela só pegou esse cargo para tentar compensar o fato de que seu irmão foi morto pela calamidade. Ela é quem mais acredita nessa calamidade, mas é também quem menos acredita. Ela não consegue aceitar que algo tão inexplicado exista no mundo, e por isso luta contra a calamidade, segurando em sua responsabilidade o peso da vida de dezenas de pessoas.

Podemos dizer também que Izumi é o personagem da discórdia, e vou explicar o motivo:
No anime Akazawa Izumi morre ao tentar assassinar Misaki Mei. Durante o combate intenso, e certas interferências de Sakakibara por quem ela demonstra alguns sentimentos, um raio explode uma vidraça e os vidros são arremessados nela, a matando.

No Mangá dessa obra, Izumi não morre, sobrevivendo a catástrofe.

Porém toda essa obra é inspirada em uma Light Novel, e nela Izumi morre ao cair de uma varanda e quebrar seu pescoço quando perseguida pelo assassino durante a viagem de verão.

Parece que não há muita concordância quanto ao destino dela, porém com o placar em 2 a 1, ela parece morrer.


Cenários:
Ah! Os cenários... Que delicia cara... Os cenários de Another conseguem ser o melhor aspecto de todo o anime, chega a ser revoltante o tanto que os cenários são perfeitos! Tenho vontade de emoldura-los, e colocar na parede do quarto para ver todo dia pela manhã! Abaixo os lindos e impecáveis cenários que devemos agradecimentos para Moriyasu Yasunao, Sugiura Miho e Usui Hisayo, os responsáveis pela crianção dos cenários.
Recomendo prestar bastante atenção nos cenários, e tentar ver tudo neles, vale a pena...




Resumo episódios:

1-Rascunho: Nesse episódio temos toda a introdução do mistério do anime. Sakakibara está no hospital, e lá conhece uma garota que descobre se chamar Misaki Mei. Akazawa Izumi acompanhada de Kazami Tomohiko e Sakuragi Yukari visitam Kouichi no hospital, e após uma conversa suspeita desejam melhoras.
Kouchi começa a frequentar o Colégio Yomiyama, e percebe certo mistério.


2- Diagrama:
Nesse episódio vemos o mistério continuando a ser desenvolvido, bem lentamente, e sendo feito com grande precisão. Nesse episódio Kouichi já está obcecado por Mei, a quem deveria ignorar, e fingir que não existe. Ele busca informações com uma enfermeira que se tornou amigo no período de estadia no hospital. Kouichi também segue Mei tentando de alguma forma conseguir alguma informação, e acaba ganhando a informação que uma garota chamada Misaki morreu no hospital onde ele esteve, informação dada por Sanae Mizuno, enfermeira. Após tudo Kouichi entra em uma loja de bonecas onde encontra Mei.

3-Trabalho Ósseo:
Nesse episódio um pouco de todo o mistério é revelado para Kouichi, que apesar disso não deixa sua obsessão pela Mei de lado, e continua buscando a verdade sobre ela.No fim do episódio temos a "primeira" morte, quando Sakuragi Yukari cai da escada com seu guarda chuva, e morre empalada.
4- Colocar Carne: Após a morte de Sakuragi, todos estão levando a calamidade a sério, e o medo se espalha.
O mistério ainda não é revelado, e Kouichi segue em sua busca pela verdade.
Kouichi também vai ao hospital para ver como está sua saúde após presenciar o terrível acidente de Sakuragi.
Nesse episódio temos uma outra morte, sendo a vitima Sanae Mizuno, que morre quando o elevador do hospital em que trabalha rompe os cabos.

5- Construir Membros:
Aqui começamos a ter uma mudança no enredo. Após a segunda morte, para tentar impedir a calamidade, a classe 3, liderada por Izumi, decidem tornar Kouichi um inexistente como Misaki Mei, e logo ele fica aliviado ao entender que ela existe. Ninguém mais vê a "existência" de Kouichi, e ele é instruído a procurar Misaki Mei, e ao fazer ela o convida para ir até a casa dela, onde ela explica tudo sobre a calamidade.
6- Cara a cara: Todos os mistérios são revelados. Agora Kouichi sabe de tudo. Mei e Kouichi ficam mais próximos agora que são ambos "inexistentes" ambos se divertem com a situação, e aproveitam. Logo no fim a temporária paz é rompida.

7- Esfera conjunta:
O professor da sala 3, se mata na frente de todos seus alunos, e mais tarde é descoberto que ele havia matado a própria mãe. Todos ficam em pânico após a cena, e depois do ocorrido Sakuragi decide deixar que Mei e Sakakibara voltem a existir, já que o plano falhou. O enredo se desenvolve, e uma oportunidade de escapar da calamidade parece ter aparecido.
8- Suporte Capilar: Nesse episódio é desenvolvida a possibilidade de a calamidade ser parada, mesmo que após já ter se iniciado. O episódio se desenvolve de forma mais tranquila que os demais, com os personagens indo para a praia, e lá mostrando um pouco de suas personalidades normais, diferente do comum clima de medo que tende a fazer todos se retraírem. Ao fim do episódio um dos personagens morre na praia.

9- Pintura Corporal:
O rumor de que a calamidade pode matar mesmo fora de Yomiyama aparece, apesar disso é provado que Nakao Junta já estava condenado a morte antes de sair da cidade. Sakakibara e outros dois personagens decidem investigar o prédio antigo da escola, em busca de algo deixado Katsumi Matsunaga, quando ele parou a calamidade em 1983. Misaki Mei se une a eles após a chegada ao prédio. Eles encontram uma fita com a possível solução, e escutam ela até determinado trecho. Mais dois alunos são mortos, demonstrando efetivamente que não há como fugir da calamidade.

10- Olho de vidro:
Enfim a viagem de verão começa. A decisão de ir para um templo na montanha, imitando a turma de 1983, inicialmente parece a correta.A fita sobre como parar a calamidade, é totalmente ouvida. O medo causa histeria coletiva. Misaki Mei vê a foto do ano inicial da calamidade, e confirma para si mesma a realidade do "poder" de seu olho de boneca. O pânico se espalha, e todos começam a desconfiar um dos outros.
11- Maquiagem: Todos em pânico. Um verdadeiro banho de sangue se inicia. Um falso rumor sobre Mei ser a estudante extra se espalha, e muitos querem a matar com um ódio descabido. Sakakibara protege Mei de forma extraordinária, mantendo-a com vida mesmo que lutando contra os demais colegas de classe. Um incêndio se inicia, e o antigo hotel onde estão começa a ruir.

12- Fique por si mesmo:
As mortes continuam. Sakuragi Izumi decide matar Mei, e com ódio exagerado faz de tudo para mata-la, mesmo com Sakakibara tentando impedir. Tudo saí de controle, e Izumi acaba morrendo, assim como muitos outros estudantes. No fim o "Estudante" extra é revelado por Mei, e Sakakibara faz questão de matar ele mesmo. Temos a conclusão do anime mostrando um período após os acontecimentos.
*Reparem que os títulos dos episódios seguem uma "brincadeira" que no fim nos resulta em uma boneca juntando as partes. É um fato que dificilmente percebemos quando estamos vendo o anime...

Ova-
Another: The Other - Inga:
Mostra a morte da Irmã de Misaki Mei, e seu relacionamento. É um Ova que vale muito apena ser visto, se não viu, veja!


Aberturas e Encerramentos:

(Abertura)



(Encerramento)



Conclusão:

Vamos a uma breve opinião minha sobre o anime:
Eu gosto muito desse anime. Como um todo ele fez uma ambientação incrível, conseguindo unir todos os elementos necessários para uma obra de arte.
Eu poderia dizer que nada me incomoda. Apesar disso eu consigo enxergar um ato covarde do autor, em querer proteger o mistério da obra usando de informações quase que inverídicas!
Reparem que o estudante extra do primeiro ano, onde tudo desencadeou a calamidade, se chama Misaki. Isso é uma forma de nos fazer desconfiar da Misaki Mei. É inevitável não desconfiar dela após esse fato ser revelado. Outro ponto que fez a Mei parecer culpada, foi sua personalidade infantil, de brincar com o medo de Sakakibara, deixando sempre um clima de terror em suas primeiras conversas, e diga-se de passagem as vezes ela até força, não respondendo diretamente questões criticas como "Você existe?" "Eles podem te ver?" a resposta sempre era na direção de fazer acreditar que ela não existia.
Outro ponto de mistério que ocorre no anime, é com a Reiko. Percebemos que se não houver uma boa observação da parte de quem assiste, o final do anime pode ficar até sem sentido, por conta desse ponto da obra. Reiko Mikami. Em casa Kouichi a chama de Reiko. Na escola chama de Senhorita Mikami. Até ai um relacionamento normal, que muda conforme o ambiente para mostrar respeito. Porém o design do personagem praticamente se altera completamente... Certamente isso fez com que ela fosse a ultima suspeita para ser a pessoa extra da classe, mesmo o fato estando na cara o tempo todo. Reiko na escola é uma, em casa é outra, basicamente é isso.

O anime como um todo é uma obra de arte, que já vi dezenas de vezes, e nunca me canso de rever.

Deem suas opiniões, expressem suas duvidas, adicionem suas criticas, podem comentar a vontade! E deem aquela força para o artigo continuar, pois é notável que ele dá muito trabalho para ser feito...

Análise de Animes #3 - Another Revisado por Kouichi Sakakibara em sábado, dezembro 19, 2015 Nota: 5

10 comentários:

  1. artigo maravilhoseur como sempre , mas e aquele "mochi mochi :D" no meio de um incendio do capiroto? isso a globo nao mostra hsuahsuahsuhaushu

    ResponderExcluir
  2. Sempre que leio esse artigo fico imaginando o trabalho que deu xD, você ve o anime todo de novo pra fazer esse post?

    Nem sabia que tinha OVA, vou ver qualquer hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá bastante trabalho, mas vale a pena XD
      Respondendo a pergunta, sim, eu sempre revejo ao menos uma vez. No caso do Akame Ga Kill foi mais de uma vez que revi...

      E sobre o OVA, vale a pena ver, tente ver assim que possível!

      Excluir
  3. o que dizer dessa maravilhosa critica do meu mangá favorito <3 agora na proxima vc poderia fazer critiva sobre watamote tb,que alias e um dos meus 3 animes de comedia favoritos 1-watamote 2-barakamon 3-toradora(toradora conheci atraves do blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo Watamote... Será um prazer fazer uma analise dele! Farei assim que possível!

      Watamote, Barakamon e Toradora... 3 Animes Incríveis...

      Sobre Barakamon, indico ler o Spin-Off chamado "Handa-Kun" é bem legal, mostra Handa no colegial!

      Excluir
    2. nem sabia que tinha spin-off mais agora que vc mim falou vou tentar ler tb,por falar nisso sua analises sao otimas estou acompanhando todas

      Excluir
  4. Primeiramente Mei sabia deste o inicio que o aluno extra e Reiko pq vio o assassinato dela ela so não contou pra ninguém so no final ela revela.
    "Isso tudo podia se impedido se a Mei tivesse falado"
    "Reiko não reconheci ela na escola tava praticamente fantasiada so no final que tive a revelação kkkk "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao posso dizer muito pois faz tempo que li o manga e nao lembro de muito mais a mei tb fala que evitava usar seu olho na escola mesmo que ela soubesse que a reiko era a morta nao tem como afirmar que ele sabia desde o começo

      Excluir
  5. Um dos melhores animes que já vi (embora eu me traumatizei um pouco ;-;)! E revendo os nomes dos episódios, é basicamente a ''produção'' da boneca, desde o rascunho, onde se determina como a boneca vai ser, até os últimos detalhes (cabelo, olhos, maquiagem, etc).
    Seu blog é o melhor! Continue com seu trabalho (deve dar muito trabalho!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro Another também, é um clima de horror poucas vezes visto no mundo dos animes!
      Essa curiosidade da produção da boneca com os nomes dos episódios, eu só fui perceber enquanto fazia esse artigo!

      Agradeço o comentário, espero que continue por aqui lendo nossos artigos e comentando!

      Excluir

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.