Top Ad unit 728 × 90

Meditando no Enredo - #5 Ano Hana: O terrível nome da flor!


Esse é um artigo que busca desenvolver melhor alguns assuntos propostos de forma mais tímida por alguns animes. Normalmente o artigo se desenvolve comparando fatos da realidade, com o assunto proposto no anime escolhido da semana, e justificando/explicando fatos comuns nos animes.

***


Olá pessoal! Para comemorar a sexta-feira 13, vou falar sobre Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa  mada shiranai, muito conhecido como Ano Hana. Agora você deve estar pensando o que o dia de hoje (sexta-feira 13) tem a ver com Ano Hana, não é? É simples: Conhecem alguém que lida tão bem com espíritos que o Jintan? Ele quase namorou com um espírito, então... Certo, eu não conferi meu calendário, e não tinha nem ideia que hoje era o aclamado dia do azar e do terror... Desculpe, para hoje só temos Ano Hana mesmo...

Já começo indicando aqui um link para uma indicação de anime feita para falar de Ano Hana, então se nunca assistiu, corre lá!


Ano Hana estreou em 2011, e se tornou bastante popular, eu diria que o número de fãs desse anime só pode ser comparado com o tamanho de seu nome original "Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa  mada shiranai".

Para quem já assistiu o anime, não há nenhuma surpresa quando eu digo que o anime segue um drama bastante focado no sobrenatural, e que muitos chegam a acusar o anime de forçar drama, fato que pessoalmente eu discordo. Mas já pararam para pensar qual a intenção do nome tão grande desse anime? Sim, o titulo faz sentido, ele significa mais ou menos: Nós ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia. Certamente é um nome bonito, mas ele poderia ter um significado ainda mais pesado do que aparentemente ele tem? Acho que sim, e é o que pretendo mostrar hoje...

Ano Hana segue mostrando a relação entre seis personagens: Yadomi Jinta(Jintan), Anjou Naruko (Anaru), Hisakawa Tetsudou (Poppo), Atsumu Matsuyuki (Yukiatsu), Chiriko Tsurumi (Tsuruko) e Meiko Honma (Menma), e como essa relação evoluí desde suas infâncias até a idade colegial é o foco do anime.


O nome da flor é: Discórdia!

Quando damos uma segunda olhada no anime, já tendo o desenvolvimento em mente, percebemos que a primeira impressão de amizade infantil e inocente entre os protagonistas, é falsa! No tempo que o anime busca inicialmente mostrar como nostálgico e perfeito, a época de amizade infantil dos protagonistas, já podemos perceber que algo estava muito errado entre eles! Acredito que o anime quer nos fazer pensar, que um dia eles realmente foram amigos, mas não no passado que vive se repetindo durante o anime, talvez em outra época, pois por volta da época da fatídica morte de Menma, todos os personagens já haviam se distanciado!

Menma era de muitas formas a "cola" que mantinha o grupo unido, mas também era a discórdia viva e caminhando entre eles. Jintan era o líder decidido e corajoso do grupo, aquele em quem todos confiavam, ele não tinha fraquezas, apenas uma. Yukiatsu sempre invejou seu "líder" de todas as formas ele sempre desejou ser melhor que ele, e até mesmo no interesse do amor "infantil" de Jintan, ele precisou se envolver, afinal ele acabou se apaixonando pela mesma garota. Yukiatsu formulou o plano para fazer aparecer os sentimentos de Jintan por Menma, o desejo de coração dele era que ela não tivesse sentimentos recíprocos, ele sempre foi inteligente e dedicado ao que fazia! Vamos olhar com muito cuidado na cena que se repete do dia em que Menma morreu: Anaru era apaixonada por Jintan, e foi induzida por "alguém", a perguntar a opinião de Jintan em relação a Menma. Do outro lado vemos que a Tsuruko, pessoa mais próxima de Yukiatsu, correu para avisar Menma do plano que "haviam feito". Como resultado do plano, Jintan diz que Menma é "feia" e saí correndo, e Menma corre atrás dele antes de ser impedida por Yukiatsu, que havia levado um presente para ela... Entendeu o quanto a criança Yukiatsu era manipuladora? Ele já até havia comprado o presente para consolar a garota! Ele só não contava que seria ignorado, essa dor foi tão forte que deformou sua personalidade, até que sobrasse apenas loucura e inveja, durante todo o anime Yukiatsu tenta ser melhor que Jintan, mesmo que em coisas pequenas, ele tenta ser melhor, e inclusive faz questão de falar em alta voz todos os defeitos de seu "rival".

Durante todo esse plano, apenas assistimos todos os personagens se esforçando para se livrar da "influencia" que Menma criava no grupo, um efeito nunca desejado, mas que ainda sim existia! Enquanto Menma estava entre eles, certamente existiria a discórdia!


O nome da flor é: Depressão!

Após a morte de Menma, cada personagem se deformou para suprir sua falta. A verdade é que apesar de causar discórdia, Menma também trazia vida para eles, e após a morte dela eles apenas puderam "sobreviver" da forma que melhor se encaixasse com seus traumas. O melhor exemplo de depressão do anime todo é Jintan, o grande protagonista. Após a morte de Menma, o garoto que já havia sofrido com a perda de sua mãe, acabou aos poucos tendo a vida retirada de si, ele foi morrendo por dentro de uma forma triste e cruel, ele perdeu totalmente o brilho de líder que antes todos invejavam. Quando a já falecida Menma aparece para ele, se inicia para Jintan um evento que em primeiro momento parece uma contagem para fim, Jintan vai perdendo o pouco de sanidade que ainda protegia. Vamos perceber que aos poucos o personagem foi retirando de sua volta tudo que lhe causava desgaste emocional, inclusive os antigos amigos, até lhe sobrar o destino de um Hikikomori. Após a aparição de Menma, o protagonista começa a imaginar que ela é a materialização de seu trauma, e essa pode parecer uma desculpa fraca, mas o protagonista realmente achava que estava ficando louco! Agora chegamos no ponto que eu queria: PIN-PON pergunta para você leitor: Você notou que nosso amado protagonista Jintan, o líder imbatível, ia cometer suicídio no primeiro episódio do anime? Sim, ele ia! Lembre-se (Se possível reveja o episódio) durante o primeiro episódio Jintan vai até a beira dos trilhos de trem, e fica ali os admirando, debruçado na barra de proteção, como se esperasse por algo. Acha que ele estava só descansando? Pense bem: Quem fica admirando trilhos de trem? Agora siga a cena, e repare que uma placa indica que ali é um lugar de suicídios recorrentes, a placa sugere conversar com pessoas especializadas antes de tomar alguma "atitude precipitada".

Um Hikikomori que largou tudo na vida, e vive trancado evitando se aproximar de qualquer pessoa parece pouco para você? Então vamos olhar o grande rival do Jintan, o moço conhecido como Yukiatsu... Yukiatsu ainda arrasta Tsurumi para todo lado junto com ele, e a faz se passar por sua namorada para entrar em lojas femininas e comprar roupas para mulheres. Um pouco mais tarde vemos Yukiatsu, cheio de si, exibindo em alta voz que é melhor pessoa que Jintan, pois ele estuda em um bom colégio, e Jintan parou de estudar, como não funciona ele procura outro ponto fraco, e como Jintan diz ver Menma, ele diz que vê ela também, e quando não convence, coloca em prática seu Hobby: Ele se torna um travesti vestindo roupas brancas e correndo pela floresta só de vestidinho curto... Se isso é sinal de saúde mental, é melhor ser um Hikikomori não é verdade?



Poppo é equilibrado que só ele, ele é muito bruto e "bobo" para ter remorsos não é? Não é bem assim não, meu caro leitor... Poppo descartou sua vida todinha, inclusive família, para poder viajar pelo mundo, buscando alguma religião que pudesse o livrar de tanto arrependimento. Ele mutilou sua própria vida de tal forma que jamais poderá ser colocada em ordem novamente, ele se distanciou de todos, e passou a viajar e trabalhar para se alimentar, esqueceu qualquer expectativa para futuro.



O nome da flor é: Inveja!

Inveja parece ser a palavra chave do anime todo. Aparentemente Menma fazia todas as garotas terem inveja dela, mesmo com seu jeito simples e alegre, ela fazia todas as garotas quererem ser ela, e isso inclusive acabou causando sua morte.  Tsuruko e Anaru nem estavam muito preocupadas com a morte de Menma, diferente dos homens, elas não estavam muito traumatizadas pela morte de Menma, e sim pela existência dela... Durante o enredo, elas não demonstram ter traumas, e sim incompetências e inseguranças.

Anaru passou anos sem ter um contato decente com Jintan, enquanto Menma estava morta, ela aparentemente se conformou em não se aproximar mais daquele que em outro momento "amava", aparentemente já que não tinha Menma para disputar, ela se contentava em apenas se tornar "popular" andando por todo lado com garotas que não a respeitavam e nem mesmo respeitavam Jintan.


Do outro lado, Tsuruko estava próxima de Yukiatsu, e mesmo assistindo ele se destruir aos poucos, jamais tentou o ajudar, julgando que enquanto ele estivesse dessa forma, estaria tudo bem, afinal ele não seria capaz de se aproximar de outra garota, então ela nem se dava ao trabalho de tentar conquistar ele, apenas afastava as garotas que tentavam se aproximar, e como Menma estava morta, não havia rival.

Com o retorno de Menma, novamente o clima de competição entre as garotas do grupo recomeçou, e Poppo, continuou sem nenhuma pretendente... Quem pensaria que em um grupo com três garotas e três garotos, uma garota pudesse monopolizar o coração de todos?



O nome da flor é: Amor!

Como conclusão do enredo, temos no último episódio Menma "devolvendo" o que cada personagem tem de melhor, um ato de os fazer esquecer de todo o mal que ela os causou, para que possam olhar para o futuro de forma positiva, e quem sabe voltarem a ser como eram. Menma devolve tudo que eles haviam perdido durante as "batalhas" que travaram por causa dela: Esforço, Sorriso, Força, Gentileza e Amor.

Yukiatsu teve sua vontade de se esforçar devolvida. Pense bem, durante o anime ele parece ir muito bem nos estudos, mas ele sempre se demonstrou muito orgulhoso e forte, ele invejava Jintan, mas não era do tipo que machucava os mais fracos para se sentir melhor. Ele apoiava Poppo que era o mais fraco de todos. Yukiatsu  nem ao menos era o melhor de seu colégio, era o segundo melhor. Ele perdeu a força de ser o melhor, estava suficiente para ele ser melhor que o trapo que se tornou Jintan, e nem isso ele conseguia! Nem para ele mesmo ele conseguia fazer sua superioridade parecer verdade! Mas No fim do anime, temos Menma com um ato simbólico "devolvendo" essa sua qualidade marcante, o esforço e superação.

Tsuruko no final do anime, ganhou um elogio a sua gentileza. Mas pera, eu estava vendo o mesmo anime que a Menma? Ela dizer que Tsuruko era gentil? Ela desprezava todo mundo! Ela por várias vezes usa palavras ásperas, e é cruel em suas decisões. E justamente por conta disso, Menma decide devolver para ela a gentileza que ela perdeu a muito tempo...

Poppo fugiu de tudo, seu sorriso não tinha como ser verdadeiro. Ele destruiu sua vida após a morte de Menma, iniciou uma viagem sem fim peregrinando em busca de ajuda, e mesmo assim forçava um humor ilógico em momentos de tensão. Ele apenas queria fingir que estava tudo bem, ele apesar de grande ainda é o mais fraco do grupo, mesmo ele não tendo culpa nenhuma na morte de Menma, ele ainda é o que mais se culpa, e por fim Menma quase que dá a ele o direito de sorrir de verdade novamente.

Anaru sempre foi forte e firme. Mesmo que não fosse a favorita de Jintan, ela não desistiu, ela queria se tornar melhor que Menma, mas após a morte da garota, ela passou a se contentar em apenas se tornar popular como garotas vulgares de sua turma. O sofrimento de Anaru era tanto, que ela nem ao menos vestia as roupas que queria, para sair com suas amigas carregava uma muda de roupa, para poder mudar sua "personalidade" quando necessário... Então no fim Menma a liberta desse peso, querendo recobrar a força que ela um dia teve, sua firmeza e decisão.

E por último, Menma devolveu a Jintan a sua maior qualidade, a confiança nos outros. Ele perdeu seu amor pelas pessoas, e por si mesmo, ele reteve seus sentimentos e parou de os expressar. Para sair na rua, Jintan quase cobria o rosto com medo de ser notado, para que não precisasse criar nem mesmo uma pequeno vinculo com outras pessoas,  mas for fim ele termina recebendo a declaração de amor de Menma, que mesmo assim não poderá ficar com ele. Ela naquele momento, deu para ele a capacidade de se perdoar por seus erros, e seguir em frente...


Conclusão:

O objetivo desse artigo mudou conforme eu assistia o anime, inicialmente eu ia apenas me focar em falar de Jintan ser um Hikikomori, e através dessa oportunidade eu ia explorar o tema, mas considerei que muitos outros animes poderiam me dar a chance de falar desse tema, porém explorar os sentimentos dos personagens de Ano Hana, eu só poderia fazer falando de Ano Hana, então trouxe para vocês todo o desenvolvimento que fui anotando ao decorrer dos episódios que revi para esse artigo. Não foi um artigo do tipo que eu planejava fazer, mas acho que para quem como eu ama esse anime, é uma oportunidade de relembrar um pouco do enredo nele proposto...

E por último, meus caros leitores, eu digo a vocês que em questão de Ano Hana vocês sempre serão o Poppo, ignorado por todas as garotas, e fadados a se contentarem com revistas suspeitas!
(Desculpa, não consegui me conter, vocês vão conseguir lindas mulheres também de plástico, mas vão)

Meditando no Enredo - #5 Ano Hana: O terrível nome da flor! Revisado por Kouichi Sakakibara em sexta-feira, maio 13, 2016 Nota: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Animes Tebane © 2014 - 2017
Hospedado no Blogger, tema desenvolvido por Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.